1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

bandeira da frança

A Apple enviou uma nova vaga de notificações a vários utilizadores, alertando para uma campanha de ataques com recurso a spyware direcionada aos seus dispositivos. A confirmação da campanha chegou através do governo francês, que corrobora a seriedade da ameaça.

Segundo a unidade nacional de resposta a cibersegurança de França (CERT-FR), a Apple enviou os novos alertas no passado dia 3 de setembro. Receber uma destas notificações significa que, pelo menos, um dos dispositivos associados à conta iCloud do utilizador "foi alvo de um ataque e poderá estar potencialmente comprometido".

O que significa este alerta?

Para os utilizadores que receberam a notificação, o aviso é claro: os seus equipamentos foram especificamente visados por atacantes que utilizam software de espionagem sofisticado. Este tipo de software pode permitir o acesso a uma vasta gama de informações pessoais, desde mensagens e fotografias a dados de localização e credenciais.

Até ao momento, permanecem no ar várias questões importantes. Não se sabe ao certo quantos indivíduos foram afetados por esta nova vaga de alertas, qual o spyware específico utilizado, ou quando as intrusões terão começado. A Apple, para já, não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre o caso.

Um historial de ataques a nível global

Esta não é a primeira vez que a gigante de Cupertino emite este tipo de alerta. Periodicamente, a empresa notifica vítimas de ataques de spyware mercenário, tendo já enviado avisos para utilizadores no Irão, em toda a Europa, na Índia e em dezenas de outros países. Estes ataques visam frequentemente jornalistas, ativistas e figuras políticas.

A própria França já sentiu o impacto deste tipo de ameaça ao mais alto nível. Em 2021, foi noticiado que o presidente Emmanuel Macron terá sido forçado a trocar de telemóvel após o seu aparelho ter sido um dos alvos do infame spyware Pegasus, desenvolvido pelo NSO Group.

A unidade de cibersegurança francesa reforça a importância destes avisos. A Apple, por sua vez, aconselha os utilizadores que receberam a notificação a procurar apoio especializado junto do laboratório de segurança digital da organização Access Now.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech