
Se é fã da linha Xperia da Sony, prepare-se para uma surpresa. A empresa japonesa anunciou o seu novo smartphone de gama média, o Xperia 10 VII, que marca a primeira grande revolução no design da traseira dos seus telemóveis em mais de cinco anos. A Sony decidiu arrumar o visual de câmaras empilhadas na vertical e adotar uma barra horizontal que nos faz lembrar imediatamente outros equipamentos no mercado.
O novo Xperia 10 VII chega ao Reino Unido, Europa e Ásia, mas, para já, não há planos para um lançamento nos Estados Unidos.
Um design familiar, mas revolucionário para a Sony
A grande novidade do Xperia 10 VII é, sem dúvida, o seu módulo de câmaras. Em vez do tradicional alinhamento vertical num canto, a Sony optou por uma barra elevada em forma de pílula que atravessa a traseira do telemóvel, alojando um par de câmaras na horizontal. Esta abordagem de design, com um corpo em plástico mate disponível em preto, branco ou turquesa, é uma lufada de ar fresco para a marca, embora siga uma tendência já vista nos Google Pixel e até no recente iPhone Air.
Na parte frontal, a identidade da Sony mantém-se, com as suas já conhecidas margens superior e inferior mais pronunciadas. Esta escolha permite integrar altifalantes estéreo frontais, mas torna o telemóvel um pouco menos compacto do que o seu ecrã de 6,1 polegadas com 120Hz poderia sugerir. Outra mudança notável é o abandono da proporção cinematográfica de 21:9, dando lugar a um formato mais tradicional e quadrado de 19.5:9.
O que a Sony manteve (e bem)
Apesar da revolução visual, a Sony não esqueceu algumas das suas características mais apreciadas. Para gáudio de muitos utilizadores, o Xperia 10 VII mantém a entrada para auscultadores de 3,5 mm e a possibilidade de expandir o armazenamento através de um cartão microSD.

A robustez também não foi esquecida, com uma certificação conjunta IP65 / IP68 que o protege contra água e poeira, algo superior à maioria dos concorrentes. O botão físico dedicado à câmara fotográfica, uma imagem de marca da Sony, também continua presente na lateral do equipamento.
Um gama-média por dentro
No que toca ao desempenho, o Xperia 10 VII posiciona-se claramente no segmento intermédio. O coração do dispositivo é o processador Qualcomm Snapdragon 6 Gen 3, que, embora competente, não foi concebido para quebrar recordes de velocidade.
Na fotografia, encontramos um sistema de câmara dupla na traseira, composto por um sensor principal de 50 megapíxeis e um ultra grande angular de 13 megapíxeis. A bateria de 5.000 mAh promete uma autonomia para dois dias, segundo a Sony, embora o carregamento se limite apenas a uma ligação por fio.
Preço e disponibilidade em Portugal
O Sony Xperia 10 VII já está disponível para pré-reserva na Europa com um preço de 449€. Os envios estão agendados para começar a partir do dia 19 de setembro. Resta saber se esta lufada de ar fresco no design será suficiente para colocar a Sony novamente no radar dos consumidores que procuram um novo telemóvel de gama média.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!