
A Anthropic anunciou uma atualização significativa para o seu assistente de inteligência artificial, o Claude, que passa agora a contar com uma funcionalidade de memória. Esta novidade, de momento disponível apenas para os utilizadores dos planos Team e Enterprise, permite ao chatbot recordar detalhes de conversas passadas para oferecer respostas mais personalizadas e contextuais.
Como funciona a nova memória do Claude
Com esta implementação, o Claude consegue reter automaticamente as preferências de um utilizador, o contexto de um projeto específico e as suas prioridades, aplicando essa informação em interações futuras. A funcionalidade estende-se também aos "projetos", uma ferramenta que permite aos utilizadores Pro e Teams gerar diagramas, designs de websites e outros elementos a partir de ficheiros carregados.
Segundo a Anthropic, a memória foi desenhada a pensar especialmente no ambiente de trabalho, recordando-se de "processos de equipa" e "necessidades dos clientes". A empresa sublinha que a funcionalidade é totalmente opcional, sendo possível visualizar e editar as informações que o Claude memorizou a partir do menu de definições. Com base nas instruções do utilizador para focar ou ignorar certos detalhes, o assistente ajustará as memórias que utiliza.
A concorrência já o fazia
A introdução de memória em chatbots não é uma novidade no mercado. Rivais como a OpenAI e a Google já implementaram funcionalidades semelhantes nos seus assistentes, o ChatGPT e o Gemini, respetivamente. No entanto, a implementação destas memórias não tem sido isenta de controvérsia, com alguns relatos a associarem a funcionalidade no ChatGPT a um aumento de respostas "delirantes" por parte da IA.
Privacidade reforçada com modo incógnito
A pensar na privacidade dos seus utilizadores, a Anthropic lançou também um modo de conversa incógnito, disponível para todos os planos. As conversas tidas neste modo não serão guardadas no histórico nem utilizadas para treinar os modelos da empresa, uma abordagem semelhante à que a Google implementou recentemente no Gemini. Esta medida garante que os utilizadores podem ter interações com o Claude sem que a informação seja retida ou influencie futuras respostas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!