
O mês de agosto ficou para trás e, com ele, o pico do verão. Para muitos, isto significa o regresso à rotina e, claro, à utilização diária da trotinete elétrica para as deslocações. No entanto, a transição para o outono traz consigo uma alteração climática que afeta diretamente um dos componentes mais cruciais do seu veículo: os pneus.
Com a chegada de dias mais frescos, é fundamental realizar uma pequena, mas vital, manutenção à sua trotinete para garantir que a segurança não fica comprometida. E o foco está todo na pressão dos pneus.
O outono chega e a pressão dos pneus desaparece
Com as mudanças bruscas de temperatura, é comum que os pneus da sua trotinete percam pressão, mesmo que não tenha nenhum furo ou problema na válvula. Isto não acontece porque está a perder ar, mas sim porque a pressão interna diminui.
A explicação é simples: com o tempo mais frio, as moléculas de ar dentro do pneu agitam-se menos e ocupam menos espaço, o que resulta numa redução da pressão. O que pode parecer um pneu "mais vazio" é, na realidade, um pneu com menos pressão do que a recomendada, e isso acarreta riscos.
Os perigos de circular com os pneus em baixo
Conduzir uma trotinete com a pressão dos pneus abaixo do ideal afeta diretamente a sua segurança e a durabilidade do equipamento. Em primeiro lugar, a distância de travagem aumenta consideravelmente. Ao acionar o travão, o veículo demorará mais tempo a parar, o que pode colocá-lo em perigo numa situação de emergência.

Além disso, a aderência ao piso fica comprometida. Com o asfalto muitas vezes molhado devido às chuvas de outono, um pneu com baixa pressão tem uma área de contacto maior e menos eficaz, aumentando o risco de derrapagens. Por fim, o desgaste do pneu acelera, o que significa que terá de o substituir mais cedo, acarretando custos desnecessários.
Qual a pressão correta para a sua trotinete?
Saber qual a pressão ideal é tão importante como verificá-la. Circular com pressão a mais é igualmente prejudicial. Para as trotinetes da Xiaomi, a marca recomenda que os pneus tenham uma pressão entre 45 e 50 PSI (libras por polegada quadrada).
Para a nossa realidade, esta medida traduz-se num valor entre 3.1 e 3.4 bar, ou de forma mais simples, entre 3 e 3,5 quilos de pressão. Manter os pneus dentro deste intervalo é a forma mais segura de circular e de minimizar os riscos de acidente.
Portanto, já sabe. Da próxima vez que passar por uma bomba de gasolina, aproveite para verificar a pressão dos pneus da sua trotinete. É provável que tenha diminuído com a mudança de tempo. Encha-os até um valor ligeiramente acima dos 3 quilos e garanta viagens mais seguras até à chegada da primavera.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!