1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Kodak retro mini

Numa era de smartphones com câmaras de alta resolução, a Kodak decide mergulhar na nostalgia e apresenta um gadget que é impossível de ignorar: a Kodak Charmera. Trata-se de uma câmara digital minúscula, desenhada para ser usada como porta-chaves, que capta tanto fotografias como vídeos.

A novidade, no entanto, não está apenas no seu tamanho. A comercialização está a ser feita pela Reto Pro e segue a mais recente moda dos colecionáveis, sendo vendida em formato "blind box", ou seja, uma caixa surpresa.

Um colecionável inspirado na nostalgia

Quem comprar uma Charmera não sabe exatamente o que vai receber. Existem sete designs diferentes para colecionar, sendo um deles uma versão secreta com uma estrutura transparente que deixa ver os componentes internos da câmara. As probabilidades de encontrar um dos seis modelos base são de uma em seis, mas a edição especial é bem mais rara, com uma probabilidade de uma em 48.

Esta estratégia de venda, aliada ao seu design, remete para o fenómeno dos bonecos Labubu e transforma a pequena câmara num objeto de desejo para colecionadores. A inspiração para o design vem diretamente dos anos 80, mais precisamente da Fling, a primeira câmara de uso único da Kodak.

O que cabe dentro desta miniatura?

Apesar do seu aspeto de brinquedo, a Charmera é uma câmara funcional. Com um peso de apenas 30 gramas, consegue captar imagens com 1.6 megapixels, resultando numa resolução de 1440 x 1080, e gravar vídeos a 30 fotogramas por segundo.

Ninguém espera fotografias com a nitidez de um topo de gama, mas a diversão está garantida. Tal como na icónica Gameboy Camera, o charme está na sua simplicidade e estética lo-fi. Para aumentar a criatividade, a câmara inclui molduras digitais da Kodak, filtros vintage e a opção de adicionar um carimbo com a data. Para transferir os ficheiros, basta usar o cabo USB-C incluído.

Preço e disponibilidade

A Kodak Charmera está a ser vendida em caixas individuais por 29,99 dólares (cerca de 28 euros) ou num conjunto completo com as seis versões base por 179,94 dólares (aproximadamente 167 euros). O sucesso foi imediato e as câmaras já esgotaram no site da Reto Pro, embora a empresa já tenha prometido que haverá reposição de stock em breve.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech