
O muito aguardado Volkswagen Golf elétrico, com lançamento previsto para 2029, vai chegar mais tarde do que o esperado. A notícia, avançada pela Bloomberg, aponta para um atraso de cerca de nove meses, causado por dificuldades financeiras que estão a travar a modernização da principal fábrica da marca.
O plano travado em Wolfsburgo
O plano da gigante alemã era ambicioso: adaptar a histórica fábrica de Wolfsburgo para a nova geração de veículos elétricos e, em simultâneo, transferir a produção do atual Golf a combustão para o México. Esta manobra permitiria uma poupança anual estimada em 4 mil milhões de euros. No entanto, o projeto de modernização encontrou um obstáculo orçamental, forçando o adiamento de investimentos cruciais em novas tecnologias de produção.
Este adiamento está a intensificar as tensões dentro da empresa, com as decisões finais sobre os investimentos a serem empurradas para o próximo plano orçamental da Volkswagen (2026-2030), avaliado em 160 mil milhões de euros.
T-Roc elétrico também afetado, mas há boas notícias para Portugal
O contratempo não afeta apenas o Golf. O T-Roc 100% elétrico, que partilharia a mesma linha de produção, também viu o seu lançamento adiado, embora sem uma data concreta. Contudo, para Portugal, há um ponto positivo: a produção das versões com motor de combustão do T-Roc continua assegurada na fábrica da Autoeuropa, em Palmela. A marca prepara-se ainda para introduzir uma novidade inédita neste modelo: um sistema híbrido que não necessita de ser ligado à tomada.
A ofensiva elétrica continua, apesar dos percalços
Apesar destes atrasos, o Grupo Volkswagen não abranda a sua estratégia de eletrificação. A empresa mantém o plano de lançar quatro novos modelos elétricos a partir do próximo ano, com preços a rondar os 25 mil euros. Os protótipos do ID.Cross, ID.Polo, CUPRA Raval e Skoda Epiq foram, aliás, as estrelas do recente Salão de Munique, que terminou no passado dia 14 de setembro.










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