
A Apple começou a disponibilizar a mais recente atualização de software para os seus óculos de computação espacial, o Vision Pro. Tal como prometido na semana passada, o visionOS 26 já está a chegar aos utilizadores, trazendo um conjunto significativo de novidades e melhorias.
Numa alteração surpreendente ao seu esquema de nomes, a empresa de Cupertino decidiu saltar várias versões, alinhando o sistema operativo dos seus óculos com as restantes plataformas. O visionOS 26 chega assim em simultâneo com o iOS 26, iPadOS 26, watchOS 26, tvOS 26 e o macOS 26 Tahoe.
Uma nova linguagem de design e widgets que ganham vida
A grande novidade visual do visionOS 26 é a introdução da linguagem de design "Liquid Glass", que se estende a todo o ecossistema da Apple. Esta nova estética aplica um efeito semelhante a vidro translúcido aos elementos da interface, conferindo uma maior sensação de profundidade e modernidade.
Os widgets também foram completamente reimaginados, passando a ter características espaciais que se integram de forma mais natural no ambiente do utilizador. Em vez de estarem simplesmente fixos num ponto, agora podem ser "pendurados" no espaço digital. É como colocar um relógio na parede ou adicionar uma janela panorâmica virtual. Aplicações como Relógio, Meteorologia, Música e Fotografias já disponibilizam estes novos widgets, que podem ser personalizados com várias opções de cor, profundidade e largura da moldura.
A cereja no topo do bolo é que o Vision Pro memoriza a localização de cada widget, fazendo com que estes reapareçam no mesmo local sempre que volta a colocar os óculos.
Partilhar experiências e avatares mais realistas
Para quem gosta de partilhar momentos com outros utilizadores do Vision Pro, cujo preço base ronda os 3.220 euros, o visionOS 26 torna agora possível partilhar experiências espaciais. Pode assistir a filmes 3D em conjunto, desfrutar de jogos espaciais, colaborar com colegas de trabalho ou até adicionar participantes remotos a estas experiências através do FaceTime.
Os Personas, os avatares digitais da Apple, receberam uma atualização visual significativa. A empresa afirma que agora "parecem mais naturais e familiares", oferecendo uma vista de perfil mais completa, com cabelo, pestanas e tons de pele mais precisos e expressivos.
As suas memórias em 3D e mais compatibilidade
Uma nova funcionalidade chamada "Cenas Espaciais" (Spatial Scenes) converte fotografias normais em imagens tridimensionais, adicionando profundidade e múltiplas perspetivas. Esta tecnologia cria um efeito de paralaxe, dando a sensação de que é possível inclinar-se e olhar ao redor dos objetos na fotografia. As Cenas Espaciais podem ser visualizadas na aplicação Fotografias, na Galeria Espacial e no navegador Safari.
O visionOS 26 expande ainda a compatibilidade com mais dispositivos. Passa a ser possível utilizar o comando Sense da PlayStation VR2 para jogar, e há suporte nativo para reprodução de conteúdo de 180, 360 graus e de campo de visão amplo de câmaras da Insta360, GoPro e Canon. Além disso, pode agora realizar chamadas telefónicas diretamente do Vision Pro e operar sites e aplicações usando apenas o olhar, através da função "Look to Scroll".
Como atualizar
Para descarregar e instalar o visionOS 26 no seu Apple Vision Pro, basta aceder a Definições > Geral > Atualização de Software. Pode optar por realizar a atualização de forma automática ou manual. É sempre recomendável fazer uma cópia de segurança do seu equipamento antes de iniciar o processo de atualização.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!