
A Mozilla não abranda o ritmo e acaba de lançar o Firefox 143 para todos os utilizadores, uma atualização que, embora ainda não esteja a ser distribuída pelos canais automáticos, já pode ser descarregada para quem não quer esperar. Esta nova versão traz um conjunto de funcionalidades bastante úteis, com um foco especial nos utilizadores do Windows, que recebem ferramentas há muito pedidas.
Firefox aproxima-se da concorrência no Windows
Uma das novidades mais significativas é a capacidade de afixar sites na barra de tarefas do Windows como se fossem aplicações web independentes. Esta funcionalidade, já presente em navegadores como o Microsoft Edge, permite executar um site numa janela própria, sem a interface tradicional do Firefox, oferecendo uma experiência mais integrada. No entanto, é importante notar que esta opção não está disponível na versão do navegador descarregada a partir da Microsoft Store.
Outra grande novidade é a integração do Copilot. O assistente de Inteligência Artificial da Microsoft passa a estar disponível na barra lateral do Firefox, permitindo aos utilizadores interagir com a IA lado a lado com o separador em que estão a navegar. Para saber mais sobre como os chatbots de IA funcionam no browser, a Mozilla disponibiliza um guia explicativo.
A pensar na acessibilidade, o Firefox 143 inclui agora suporte para a Automação da Interface de Utilizador do Windows, o que melhora a compatibilidade com ferramentas como o Narrador, o Acesso por Voz e o Cursor de Texto.
Privacidade e segurança continuam a ser uma prioridade
Fiel à sua missão, a Mozilla continua a reforçar a privacidade dos seus utilizadores. Com o Firefox 143, os ficheiros descarregados durante uma sessão de Navegação Privada serão automaticamente eliminados assim que a sessão terminar, não deixando qualquer rasto no seu computador.
Adicionalmente, a Proteção Contra Impressão Digital (Fingerprinting) foi melhorada, dificultando ainda mais o rastreamento da sua atividade online por parte de sites e anunciantes.
Pequenos ajustes que fazem a diferença
Esta atualização traz também melhorias de conveniência. Ao conceder permissão para o uso da câmara, o Firefox irá agora mostrar uma pré-visualização da imagem. Esta função é especialmente útil para quem tem várias câmaras ligadas ao computador, garantindo que o site está a usar o dispositivo correto.
O suporte para reprodução de áudio no formato xHE-AAC foi adicionado no Windows 11 (versão 22H2 ou superior), macOS e Android (versão 9 ou superior), garantindo uma melhor qualidade de som em conteúdos compatíveis.
Por fim, a barra de endereços ficou mais inteligente. Para os utilizadores nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Itália, o navegador passa a mostrar datas importantes de eventos diretamente na barra de pesquisa, uma funcionalidade que se espera que seja alargada a mais países no futuro.
A atualização inclui ainda as habituais correções de segurança e alterações para programadores. Se não quiser esperar pela distribuição automática, pode descarregar o Firefox 143 diretamente do servidor FTP da Mozilla.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!