1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Battlefield 6

A poucas semanas do lançamento de Battlefield 6, a mais recente aposta da EA e da Battlefield Studios no género de FPS militar, ficamos a saber um pormenor curioso sobre o seu desenvolvimento. A otimização para a Xbox Series S, a consola menos potente da geração atual, revelou-se um enorme desafio que, no final de contas, acabou por beneficiar a estabilidade do jogo em todas as plataformas.

Uma dor de cabeça chamada memória

Conseguir que os jogos modernos corram de forma fluida na Xbox Series S, ao lado das mais potentes Xbox Series X e PlayStation 5, tem sido um tema de debate na indústria. Com Battlefield 6 não foi diferente. Segundo Christian Buhl, diretor técnico do jogo, a equipa de desenvolvimento enfrentou sérias dificuldades para conseguir um bom desempenho na consola.

Em declarações ao Kotaku, Buhl revela que os 10GB de memória da Xbox Series S foram um grande obstáculo. "A Xbox Series S tem menos memória do que um PC de gama média. E houve uma altura, há cerca de 6 a 12 meses, em que nos apercebemos que muitos dos nossos níveis estavam a falhar constantemente na Xbox Series S", explicou.

battlefield 6

A solução que beneficiou todas as plataformas

Para resolver este problema, a equipa mergulhou num processo intenso de testes e recolha de dados. Ao identificar os focos do consumo excessivo de memória, conseguiram, ao fim de um ou dois meses, resolver todos os problemas na Series S.

O mais interessante é que este esforço extra teve um efeito secundário positivo. As otimizações de memória feitas no motor Frostbite para a consola mais limitada acabaram por tornar a experiência de jogo "melhor e mais estável" em todas as plataformas. Como se pôde comprovar na recente beta aberta, Battlefield 6 conseguiu correr a 60 FPS na Xbox Series X|S mesmo nos momentos mais intensos da ação multijogador.

Battlefield 6 chega a 10 de outubro para PC (Steam, EA App e Epic Games Store), Xbox Series X|S e PlayStation 5. O jogo vai contar ainda com um modo battle royale que, segundo a produtora, terá o "anel mais mortífero de sempre".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech