
Depois de vários meses em fase de testes, a espera terminou. A Microsoft anunciou o início da disponibilização pública do Gaming Copilot, um assistente baseado em inteligência artificial que promete ser o derradeiro companheiro para qualquer jogador no PC.
A nova ferramenta foi projetada para ajudar os jogadores em tempo real, seja a ultrapassar secções mais difíceis, a obter informações sobre o jogo ou a receber recomendações personalizadas. O lançamento inicial destina-se a utilizadores com mais de 18 anos, com a funcionalidade a chegar progressivamente aos dispositivos móveis.
O seu novo assistente pessoal para jogos
O grande trunfo do Gaming Copilot é a sua capacidade de compreender o que está a acontecer no ecrã. A IA consegue analisar a jogabilidade em tempo real para oferecer assistência contextual. Se estiver encurralado por um inimigo, o assistente pode dar-lhe dicas sobre como o derrotar. Também é capaz de ajudar com interações com personagens não jogáveis (NPCs) e até de recomendar novos jogos com base no seu histórico.
Além da ajuda direta no jogo, o Gaming Copilot pode aceder a informações do seu perfil, como dados sobre conquistas e histórico de jogos, para fornecer sugestões ainda mais alinhadas com os seus gostos.
Acesso rápido e controlo por voz
Aceder ao novo assistente no Windows é um processo simples e rápido. Basta usar o atalho de teclado (tecla Windows + G) para abrir a Barra de Jogo Xbox e clicar no ícone do Gaming Copilot para o ativar.

Para uma experiência mais fluida, a Microsoft otimizou o controlo por voz. Existem duas opções principais: o modo “Push to Talk”, que permite fazer uma pergunta rápida e voltar imediatamente à ação, e o “Mini Mode”, que fixa um pequeno widget no ecrã para conversas mais longas sem ocupar muito espaço.
Disponibilidade e próximos passos
O lançamento do Gaming Copilot está a ser feito de forma faseada. Atualmente, está a chegar aos jogadores de PC através da Xbox Game Bar. A partir de outubro, a Microsoft planeia expandir a funcionalidade para a aplicação móvel da Xbox em dispositivos Apple e Android.
A empresa está a recolher ativamente o feedback dos utilizadores para continuar a melhorar a tecnologia, incentivando os jogadores a usar os botões de “gosto” e “não gosto” para classificar a utilidade das respostas da IA.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!