
A AMD acaba de disponibilizar uma nova atualização de drivers para os utilizadores de placas gráficas Radeon, tanto em computadores de secretária como em portáteis. No entanto, o lançamento do AMD Software: Adrenalin Edition 25.9.2 trouxe mais do que apenas correções e otimizações: a empresa aproveitou para lançar de surpresa uma nova placa gráfica para o segmento de gama média.
Uma nova GPU para jogos a 1440p
A grande novidade é a Radeon RX 7700, uma nova placa gráfica de desktop que a AMD posiciona como ideal para jogos com resolução de 1440p. Este modelo vem equipado com 40 unidades de computação da arquitetura RDNA3, 40 aceleradores de ray tracing e 80 aceleradores de Inteligência Artificial.
Para complementar as especificações, a RX 7700 conta com 16 GB de memória GDDR6. A AMD recomenda a utilização de uma fonte de alimentação com, no mínimo, 700 W para alimentar um sistema com esta nova GPU, sendo este novo driver essencial para garantir o seu desempenho otimizado desde o primeiro dia.
Suporte otimizado para Dying Light: The Beast
A pensar nos jogadores, esta atualização de software também adiciona suporte oficial para o muito aguardado Dying Light: The Beast. O driver chega assim a tempo do lançamento do jogo de ação e terror da Techland, garantindo que os detentores de hardware Radeon terão a melhor experiência possível.
Problemas resolvidos
Como é habitual, a AMD aproveitou para corrigir alguns problemas identificados em versões anteriores. A lista de correções da versão 25.9.2 inclui a resolução de corrupção gráfica que podia surgir em jogos baseados no motor Godot com a API Vulkan, falhas intermitentes no jogo Cronos: The New Dawn com o Ray Tracing ativado nas placas da série RX 9070, e um problema que impedia o arranque de software ao usar o Oasis Driver com headsets de Realidade Mista do Windows.
O que ainda falta corrigir
A equipa da AMD também partilhou uma lista de problemas já identificados e que se encontram em processo de resolução. Entre as questões conhecidas estão falhas intermitentes em jogos como The Last of Us Part II e NBA 2K25 em modo MyCareer, ambos na série RX 9070. Há também registo de problemas em FBC: Firebreak com alguns processadores Ryzen AI 300 e Ryzen 8000.
Outras falhas incluem corrupção gráfica em GTFO, crashes ao carregar jogos guardados em Cyberpunk 2077 com Path Tracing, e possíveis "engasgos" em jogos de realidade virtual com taxas de atualização de 80Hz ou 90Hz. A AMD recomenda, como solução temporária para este último, a alteração da taxa de atualização.
O novo driver AMD Software: Adrenalin Edition 25.9.2 já está disponível para download através da aplicação da AMD ou diretamente na página oficial com as notas de lançamento.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!