
A Xiaomi deu início à distribuição global do seu mais recente sistema operativo, o HyperOS 3, mas nem todas as novidades parecem destinadas a todos os equipamentos. Uma das funcionalidades mais antecipadas, a Hyper Island, inspirada na Dynamic Island da Apple, poderá não estar disponível em alguns dos modelos mais económicos da marca, como os da série Redmi Note.
O HyperOS 3, que sucede à conhecida interface MIUI e é baseado no Android 16, já tinha sido apresentado no mês passado na China e chega agora ao resto do mundo. A empresa, à semelhança de outras gigantes tecnológicas como a Apple e a Samsung, disponibilizou um Programa Beta para que os utilizadores mais entusiastas possam experimentar e ajudar a refinar o sistema antes do seu lançamento estável.
A nova "ilha" da Xiaomi nem para todos navega
A grande novidade visual do HyperOS 3 é a chamada Hyper Island, uma área interativa no topo do ecrã que apresenta notificações e atividades em tempo real, de forma semelhante ao que a Apple introduziu nos seus iPhones. Contudo, esta funcionalidade pode ser um exclusivo dos modelos de gama mais alta.
Segundo informações partilhadas pelo utilizador PaperKing13 na rede social X e detalhadas numa discussão no GitHub do projeto HyperCeiler, equipamentos como o Redmi Note 14 Pro Plus poderão não receber suporte oficial para a Hyper Island. Isto sugere que a Xiaomi está a criar diferentes versões do seu novo sistema operativo, reservando algumas das funcionalidades mais apelativas para os seus topos de gama, como as séries Xiaomi 15T e 15T Pro.
Calendário de atualizações avança, mas com asteriscos
Apesar da possível ausência de algumas funcionalidades, a Xiaomi já divulgou os seus planos de atualização tanto para o mercado chinês como para o global. Dezenas de equipamentos estão na lista para receber o HyperOS 3, mas com prazos distintos.
A mais recente série Redmi Note 14 deverá começar a receber a atualização já no próximo mês, integrando o primeiro lote de equipamentos elegíveis. Por outro lado, os possuidores de modelos da série anterior, como a popular linha Redmi Note 13, terão de esperar até ao início do próximo ano para poderem instalar o novo sistema operativo da marca. Resta saber se, para além da Hyper Island, outras novidades serão também limitadas aos dispositivos mais caros da marca.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!