1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Xiaomi HyperOS

A Xiaomi deu início à distribuição global do seu mais recente sistema operativo, o HyperOS 3, mas nem todas as novidades parecem destinadas a todos os equipamentos. Uma das funcionalidades mais antecipadas, a Hyper Island, inspirada na Dynamic Island da Apple, poderá não estar disponível em alguns dos modelos mais económicos da marca, como os da série Redmi Note.

O HyperOS 3, que sucede à conhecida interface MIUI e é baseado no Android 16, já tinha sido apresentado no mês passado na China e chega agora ao resto do mundo. A empresa, à semelhança de outras gigantes tecnológicas como a Apple e a Samsung, disponibilizou um Programa Beta para que os utilizadores mais entusiastas possam experimentar e ajudar a refinar o sistema antes do seu lançamento estável.

A nova "ilha" da Xiaomi nem para todos navega

A grande novidade visual do HyperOS 3 é a chamada Hyper Island, uma área interativa no topo do ecrã que apresenta notificações e atividades em tempo real, de forma semelhante ao que a Apple introduziu nos seus iPhones. Contudo, esta funcionalidade pode ser um exclusivo dos modelos de gama mais alta.

Segundo informações partilhadas pelo utilizador PaperKing13 na rede social X e detalhadas numa discussão no GitHub do projeto HyperCeiler, equipamentos como o Redmi Note 14 Pro Plus poderão não receber suporte oficial para a Hyper Island. Isto sugere que a Xiaomi está a criar diferentes versões do seu novo sistema operativo, reservando algumas das funcionalidades mais apelativas para os seus topos de gama, como as séries Xiaomi 15T e 15T Pro.

Calendário de atualizações avança, mas com asteriscos

Apesar da possível ausência de algumas funcionalidades, a Xiaomi já divulgou os seus planos de atualização tanto para o mercado chinês como para o global. Dezenas de equipamentos estão na lista para receber o HyperOS 3, mas com prazos distintos.

A mais recente série Redmi Note 14 deverá começar a receber a atualização já no próximo mês, integrando o primeiro lote de equipamentos elegíveis. Por outro lado, os possuidores de modelos da série anterior, como a popular linha Redmi Note 13, terão de esperar até ao início do próximo ano para poderem instalar o novo sistema operativo da marca. Resta saber se, para além da Hyper Island, outras novidades serão também limitadas aos dispositivos mais caros da marca.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech