
Se notou uma mudança subtil no logótipo da Google, não está a ver coisas. A gigante tecnológica anunciou que está a atualizar a sua identidade visual, adotando um novo ícone "G" que, na verdade, já nos é familiar. Esta mudança pretende refletir a nova era da empresa, fortemente focada na Inteligência Artificial.
O novo símbolo, um "G" maiúsculo com um gradiente suave entre as icónicas quatro cores da marca, substitui a versão anterior, que tinha as cores divididas em secções distintas. Se este novo design lhe parece familiar, é porque foi introduzido pela primeira vez em maio, associado à Pesquisa Google, tanto nas aplicações para Android e iOS como no favicon da versão web.
A era da IA exige um novo visual
Segundo a própria empresa, esta alteração visual é mais do que uma simples atualização estética. Num comunicado publicado no blog da Google, a companhia explica que o novo logótipo "representa agora toda a Google - tanto a marca como a empresa - e reflete visualmente a nossa evolução na era da IA".
A Google justifica a escolha de "tons mais brilhantes e um design gradiente" como uma forma de "simbolizar a onda de inovação impulsionada pela IA e a energia criativa" que percorre os seus produtos e tecnologias. Esta é a primeira grande atualização ao logótipo da empresa nos últimos 10 anos, um sinal claro da importância que a inteligência artificial assumiu na sua estratégia.
A transição para este novo estilo já tinha sido antecipada em junho, quando o logótipo da família de modelos de IA Gemini, a "faísca Gemini", também adotou o mesmo gradiente, abandonando a anterior paleta de cores azul e roxo.
Prepare-se para ver o novo "G" em todo o lado
Esta atualização visual não se ficará pela pesquisa. A Google planeia implementar o novo "G" gradiente em "mais produtos, plataformas e serviços ao longo dos próximos meses". Já é possível vê-lo em alguns locais, como no favicon do site de suporte Google Help, mas em breve deverá tornar-se a imagem de marca unificada da gigante tecnológica em todo o seu ecossistema.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!