
Se o seu cliente de email Outlook clássico tem teimado em não arrancar, saiba que não está sozinho. A Microsoft está a investigar um problema que causa o encerramento inesperado do programa no arranque, afetando especificamente os utilizadores do Microsoft 365.
Num documento de suporte publicado recentemente, a empresa detalha o erro que muitos têm encontrado: “Não é possível iniciar o Microsoft Outlook. Não é possível abrir a janela do Outlook.” Embora a causa exata ainda não tenha sido divulgada, a falha parece estar ligada às caixas de correio dos utilizadores.
Soluções temporárias para não ficar sem acesso
Enquanto uma correção definitiva não chega, a Microsoft sugere duas alternativas para contornar o problema. Os utilizadores afetados podem optar por usar o novo Outlook para Windows ou aceder ao seu email através da versão web, o Outlook Web Access (OWA).
Para os mais curiosos tecnicamente, a empresa sugere capturar um registo de atividade com a ferramenta Fiddler. Se no registo for encontrado o erro "LID: 49586 - Authentication concurrency limit is reached.", então está confirmado que este é o problema em questão.

Como resolver o problema de forma definitiva
Atualmente, a única forma de resolver o bloqueio é através de uma intervenção direta da equipa de suporte. A Microsoft indica que os clientes afetados devem abrir um pedido de suporte no portal de administração do Microsoft 365. A partir daí, a equipa de suporte do Exchange Online solicitará uma alteração de serviço para mitigar o problema na conta do utilizador.
A empresa também partilhou uma lista de passos genéricos que podem ajudar em alguns casos de falha no arranque do Outlook, como iniciar o programa em modo de segurança para desativar suplementos, criar um novo perfil ou reparar os ficheiros de dados.
Um ano complicado para o Outlook clássico
Este não é o primeiro contratempo que a versão clássica do Outlook enfrenta em 2025. Recentemente, a Microsoft já teve de corrigir problemas que causavam picos de utilização do CPU, falhas na funcionalidade de arrastar e largar emails e outros erros que impediam a abertura de mensagens encriptadas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!