1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo

A Microsoft lançou, no início desta semana, novas compilações de teste do Windows 11 para os utilizadores inscritos nos canais Dev e Beta do programa Insider. Estas versões trouxeram melhorias ao Explorador de Ficheiros, à pesquisa e até a capacidade de testar a velocidade da internet diretamente da barra de tarefas. No entanto, nem tudo correu como esperado.

Pouco depois da disponibilização, vários utilizadores começaram a reportar um problema estranho: algumas das funcionalidades mais recentes, que tinham sido ativadas, simplesmente desapareceram dos seus sistemas operativos.

Um bug misterioso para os Insiders

Após analisar o feedback da comunidade, a Microsoft confirmou a existência de um bug. O problema afetava especificamente os Insiders nos canais Dev e Beta que tinham ativa a opção “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis”. Esta funcionalidade, que permite receber as novidades em primeira mão, acabou por ser a causa da dor de cabeça, fazendo com que outras funcionalidades se desvanecessem sem aviso.

O problema gerou alguma confusão, com os utilizadores a questionarem-se se as funcionalidades teriam sido removidas de propósito ou se se tratava de um erro. A empresa veio agora esclarecer a situação e, mais importante, apresentar uma solução.

A solução chega com uma nova atualização

Para resolver este desaparecimento inesperado de funcionalidades, a Microsoft já começou a distribuir uma nova atualização de configuração, intitulada “Windows Configuration Update”. Esta atualização tem como único objetivo corrigir o bug e restaurar as funcionalidades que desapareceram nos sistemas afetados.

Estas correções aplicam-se às compilações 26120.6760 e 26220.6760, que partilham uma base de código idêntica. A situação ocorre pouco depois do lançamento público da grande atualização anual do sistema operativo, o Windows 11 25H2, que ficou disponível para todos os utilizadores no passado dia 30 de setembro.

É importante notar que, embora a atualização 25H2 já possa ser instalada através do Windows Update, a Microsoft está a investigar um problema que impede o funcionamento da Ferramenta de Criação de Média em computadores com processadores Arm.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech