1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

RAM de computador

Numa altura em que a necessidade de maior largura de banda para computação de inteligência artificial (IA) e jogos de alto desempenho não para de crescer, a AMD parece ter um plano para dar um novo fôlego à memória DDR5. Uma nova patente da empresa revela uma arquitetura de módulos de memória, apelidada de HB-DIMM, que promete duplicar a largura de banda máxima do padrão atual.

A proposta surge num momento em que concorrentes como a Nvidia e fabricantes de memória como a Samsung, SK Hynix e Micron se focam no padrão SOCAMM2. A AMD, por seu lado, propõe uma alternativa que poderá ser mais fácil de implementar nos sistemas DDR5 já existentes, tanto em computadores domésticos como em centros de dados.

O segredo está no módulo, não nos chips

A grande inovação da tecnologia HB-DIMM (High-Bandwidth Dual In-line Memory Module) não está nos chips de memória DRAM em si, mas na forma como são organizados e geridos. A patente, descoberta pelo site tech4gamers.com, descreve um módulo que integra componentes de hardware adicionais, como chips de buffer especiais e controladores de registo de clock (RCDs).

Estes componentes permitem transferências de dados duas vezes mais rápidas do que o padrão DDR5 permite, duplicando efetivamente a largura de banda máxima de 6,4 Gbps para 12,8 Gbps. Ao mesmo tempo, os RCDs otimizam o encaminhamento de sinais e permitem um acesso paralelo à memória, quebrando os limites de débito atuais. A patente destaca que a solução é viável para computação de alto desempenho (HPC), aplicações de IA e até sistemas de gaming.

Uma resposta à concorrência da Intel

Esta abordagem não é completamente nova, sendo bastante semelhante ao padrão MRDIMM (Multiplexed Rank Dual Inline Memory Modules) da Micron. No entanto, a tecnologia MRDIMM está atualmente disponível apenas para a plataforma Xeon Granite Rapids da Intel. Com esta patente, a AMD parece estar a preparar uma solução equivalente para os seus futuros processadores EPYC.

Apesar da promessa de duplicar a velocidade, testes recentes a tecnologias semelhantes pintam um quadro mais modesto. O site Phoronix publicou uma análise comparativa que, embora demonstre que o padrão MRDIMM é de facto mais rápido, os ganhos não chegam a ser o dobro em relação ao DDR5 convencional.

Resta saber se a tecnologia HB-DIMM da AMD conseguirá ganhar a adoção da indústria, que parece mais inclinada para o padrão SOCAMM2, especialmente nos setores de servidores e computação de alto desempenho. Contudo, a iniciativa mostra que a AMD continua a inovar e a procurar alternativas para maximizar o desempenho das tecnologias atuais.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech