1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

OpenAI

A AMD e a OpenAI anunciaram hoje uma parceria estratégica que promete moldar o futuro da Inteligência Artificial, num acordo de 6 gigawatts para alimentar a infraestrutura de próxima geração da OpenAI. O anúncio, feito através de um comunicado oficial da OpenAI, detalha que a primeira fase do projeto, com 1 gigawatt, começará na segunda metade de 2026 e utilizará os processadores gráficos (GPUs) AMD Instinct da série MI450.

Esta aliança posiciona as duas gigantes tecnológicas na vanguarda da revolução da IA, combinando a liderança da AMD em sistemas de computação de alto desempenho com a investigação pioneira da OpenAI em inteligência artificial generativa.

Uma aliança para construir a próxima geração de IA

Segundo o acordo definitivo, a AMD será uma parceira estratégica principal da OpenAI, impulsionando implementações em larga escala da sua tecnologia. A colaboração começará com a série AMD Instinct MI450 e soluções de IA em escala de rack, estendendo-se a futuras gerações de hardware.

Esta parceria aprofunda a colaboração de hardware e software que já existia entre as duas empresas, iniciada com as séries de GPUs MI300X e MI350X. O objetivo é otimizar os roteiros de produtos de ambas as partes, permitindo implementações de IA em larga escala e avançando todo o ecossistema tecnológico.

Um negócio de milhares de milhões selado com ações

Para alinhar ainda mais os interesses estratégicos, a AMD emitiu um mandado (warrant) para a OpenAI que pode garantir à empresa de Sam Altman até 160 milhões de ações ordinárias da AMD. A aquisição destas ações está, no entanto, dependente do cumprimento de marcos específicos.

A primeira tranche de ações será desbloqueada com a implementação inicial de 1 gigawatt, com as restantes a serem atribuídas à medida que as aquisições aumentem até aos 6 gigawatts. A libertação das ações está também ligada ao alcance de certas metas de preço das ações da AMD e ao cumprimento de objetivos técnicos e comerciais por parte da OpenAI para viabilizar as implementações em grande escala.

Espera-se que este acordo gere dezenas de milhares de milhões de dólares em receitas para a AMD, criando um alinhamento estratégico significativo e valor para os acionistas de ambas as empresas.

Líderes da indústria otimistas com o futuro

Lisa Su, presidente e CEO da AMD, mostrou-se entusiasmada com a parceria. “Esta parceria junta o melhor da AMD e da OpenAI para criar uma verdadeira situação vantajosa para todos, permitindo a mais ambiciosa construção de IA do mundo e fazendo avançar todo o ecossistema de IA”, afirmou.

Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI, partilha do mesmo otimismo. “Esta parceria é um passo gigante na construção da capacidade de computação necessária para concretizar todo o potencial da IA. A liderança da AMD em chips de alto desempenho permitir-nos-á acelerar o progresso e levar os benefícios da IA avançada a todos, mais rapidamente”, declarou.

Greg Brockman, cofundador e presidente da OpenAI, reforçou a importância da colaboração: “Construir o futuro da IA exige uma colaboração profunda em todas as camadas da pilha tecnológica. Trabalhar ao lado da AMD permitir-nos-á escalar para fornecer ferramentas de IA que beneficiam pessoas em todo o lado.”




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech