
A Meta anunciou o regresso da funcionalidade "Empregos" ao Facebook, criando uma nova forma para os jovens adultos encontrarem oportunidades de trabalho locais e de nível inicial na plataforma. A aposta renovada surge para reintegrar uma ferramenta que, em tempos, foi vista como uma ameaça direta ao domínio do LinkedIn.
O regresso de uma funcionalidade com história
Quem navega no Facebook há mais tempo talvez se recorde do lançamento original dos "Empregos no Facebook" em 2017. A funcionalidade surgiu poucos meses depois de a Microsoft ter adquirido o LinkedIn por 26,2 mil milhões de dólares, posicionando-se como uma alternativa direta. Na altura, as ofertas de emprego podiam ser vistas no feed de notícias, numa secção dedicada e no Marketplace do Facebook.
Os candidatos podiam usar o seu perfil como currículo para se candidatarem rapidamente, enquanto as empresas podiam publicar vagas gratuitamente ou pagar para as promover. No entanto, a funcionalidade foi descontinuada internacionalmente em fevereiro de 2022, sendo removida dos EUA e do Canadá no ano seguinte. Agora, está de volta e pronta para ser reintegrada no ecossistema da rede social.
Como vai funcionar a nova caça ao emprego no Facebook?
Segundo o anúncio oficial da Meta, as novas listas de emprego irão aparecer em Grupos, Páginas e também no Marketplace. Para encontrar uma vaga através do Marketplace, o utilizador deve tocar em "Menu" e selecionar "Marketplace". A partir daí, será possível navegar por um feed de empregos recomendados ou ver todas as ofertas disponíveis na sua área.

Ao encontrar uma oportunidade de interesse, o processo de candidatura é simplificado. O utilizador pode contactar diretamente o empregador através do Messenger ou, se a vaga for listada por um parceiro externo, será redirecionado para o site desse parceiro através de um link.
Regras e personalização: o que precisa de saber
A Meta sublinha que esta funcionalidade se destina a utilizadores com mais de 18 anos. A experiência será personalizada, mostrando "oportunidades relevantes com base no seu histórico de pesquisa de emprego".
Existem, no entanto, regras estritas sobre o que pode ser publicado. As políticas da empresa proíbem qualquer anúncio que discrimine com base em características protegidas, como raça, idade ou religião. Além disso, não encontrará publicações relacionadas com produtos ou serviços ilegais, esquemas de marketing multinível ou anúncios que solicitem informações financeiras pessoais dos candidatos. Publicações com linguagem imprópria também são proibidas.










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