
A Microsoft anunciou recentemente uma grande remodelação para os ícones das aplicações do Microsoft 365, a primeira em sete anos. Agora, para satisfazer a curiosidade dos entusiastas de design, a empresa partilhou um vislumbre dos bastidores, revelando algumas das versões que foram consideradas mas acabaram por não ser escolhidas.
O processo criativo por trás dos novos ícones
Numa publicação no seu perfil oficial de Instagram, Microsoft Design, a gigante tecnológica mostrou o processo criativo por trás dos novos símbolos para três das suas aplicações mais icónicas: Word, Excel e PowerPoint. As imagens partilhadas exibem seis variantes rejeitadas para cada ícone, assim como o processo de refinamento que levou às versões finais.
Historicamente, os ícones das aplicações do Office eram compostos por duas partes: a letra correspondente e uma representação de um documento, folha de cálculo ou diapositivo. Durante a fase de exploração, os designers da Microsoft ponderaram abordagens alternativas, como criar ícones sem a letra ou transformar a própria letra no ícone completo.

A evolução do Word: de 2003 a 2025
Para além dos designs rejeitados, a Microsoft publicou também uma linha do tempo que ilustra a evolução do ícone do Word desde 2003 até 2025. A imagem mostra a transição do logótipo através de várias fases de design, desde o simples esqueumorfismo, passando por uma fase mais simplista, até chegar ao atual estilo "Fluent".
Lançamento gradual e outras novidades
Os novos ícones do Microsoft 365 estão a ser disponibilizados de forma gradual. Os membros do programa Microsoft 365 Insiders já os podem utilizar nos seus computadores, enquanto os Insiders em dispositivos móveis estão a testar um conjunto alternativo de variantes sem letras. Algumas aplicações, como o OneDrive para Windows, já adotaram o novo ícone, que também pode ser visto em alguns dos sites da empresa.
Falando noutras grandes remodelações, a Microsoft revelou recentemente uma atualização significativa para o Menu Iniciar do Windows 11, que deverá chegar em breve a todos os utilizadores. Pouco depois, a empresa também mostrou alguns dos protótipos que inspiraram a versão final desta funcionalidade.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!