
A Microsoft começou a disponibilizar novas funcionalidades de inteligência artificial para os utilizadores inscritos no programa AI Labs do Windows. Entre as novidades, destacam-se ferramentas inéditas para o clássico Paint, que agora permite editar e até criar animações a partir de imagens estáticas.
Animações com um clique
A nova capacidade de transformar imagens em pequenas animações está acessível através do menu do Copilot, localizado no canto superior direito da aplicação. Ao selecionar a opção "Animar", surge uma barra lateral que demonstra o potencial da funcionalidade.
De momento, o processo é bastante direto: não existe uma caixa de texto para inserir comandos específicos, apenas um botão "Gerar". A criação da animação demora aproximadamente 50 segundos e o resultado é um ficheiro GIF que pode ser guardado no computador ou copiado para a área de transferência.

Ainda não foi revelado qual o modelo de IA que a Microsoft está a utilizar, mas é provável que futuras atualizações tragam mais opções de personalização, uma vez que esta ferramenta ainda se encontra em fase experimental no AI Labs.
Edição de imagens com IA generativa
Uma outra novidade, particularmente interessante, é a capacidade de editar imagens no Paint através de simples descrições de texto em PCs Copilot+. Esta função permite adicionar um fundo, remover elementos ou modificar qualquer parte da imagem.

Apesar de a edição nem sempre produzir os resultados esperados, esta ferramenta mostra-se mais promissora que a de animação, já que o utilizador pode especificar na caixa de texto as alterações desejadas. O tempo de geração para uma nova imagem é também de cerca de 50 segundos. Em testes realizados pelo Windows Latest, a ferramenta conseguiu inserir um fundo que se integrava bem com a imagem original, mas não foi capaz de remover um logótipo sobreposto num objeto.
A Microsoft sublinha que todas as experiências do AI Labs podem ser alteradas ou descontinuadas a qualquer momento. A participação no programa não exige que os utilizadores sejam membros do Windows Insider.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!