
A Microsoft removeu mais dois bloqueios de compatibilidade que impediam a instalação da atualização Windows 11 24H2 através do Windows Update, abrindo finalmente a porta a que mais utilizadores possam atualizar os seus sistemas.
Adeus ao ecrã azul da morte e a problemas com wallpapers
O primeiro bloqueio de compatibilidade, implementado em abril, afetava sistemas com software de segurança ou empresarial que utilizava o driver sprotect.sys da SenseShield Technology. Este problema podia desencadear o temido ecrã azul da morte (BSOD). A Microsoft confirmou na quinta-feira que o bloqueio foi levantado esta semana, depois de a SenseShield ter atualizado o driver defeituoso. Os utilizadores afetados deverão receber a notificação para atualizar nas próximas 48 horas.
O segundo bloqueio, ativo desde setembro de 2024, estava relacionado com algumas aplicações de personalização de papéis de parede. Estas podiam causar uma variedade de problemas, incluindo erros, wallpapers apresentados incorretamente, desaparecimento de ícones do ambiente de trabalho e falhas na pré-visualização ou na gestão de desktops virtuais.
"A salvaguarda de compatibilidade foi removida a 15 de outubro de 2025. Dispositivos elegíveis sem outros bloqueios podem agora instalar o Windows 11, versão 24H2, através do Windows Update", informou a empresa de Redmond numa atualização na página de estado de lançamentos do Windows. A Microsoft nota, no entanto, que alguns utilizadores poderão ver um aviso sobre a incompatibilidade da sua aplicação de wallpapers, sendo necessário confirmar a intenção de prosseguir com a instalação.
Um caminho mais livre para as novas versões do Windows
Para os utilizadores que continuem a experienciar problemas com estas aplicações após a atualização, a Microsoft aconselha a verificar se existe uma versão mais recente, desinstalar o software ou contactar diretamente o programador.
Estas remoções juntam-se a outras recentes, que solucionaram problemas com câmaras integradas que congelavam aplicações como o Windows Hello e uma outra falha que causava o mau funcionamento de auscultadores e colunas Bluetooth.
Com o caminho mais livre, os utilizadores do Windows 11 que desejem ter a versão mais recente podem instalar a Atualização de 2025 do Windows 11 para fazer o upgrade para a versão 25H2, lançada a 10 de setembro. Esta já se encontra disponível para todos os utilizadores elegíveis que tenham ativado a opção "Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis" nas definições do Windows Update.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!