1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 wallpaper

A Microsoft está a comemorar o 11º aniversário do Windows Insider Program, a sua plataforma de testes para versões não lançadas do mais popular sistema operativo do mundo. Para assinalar a data, a gigante tecnológica ofereceu aos seus milhões de testadores... um conjunto de papéis de parede.

O programa, que permite a uma legião de voluntários experimentar em primeira mão as futuras novidades (e instabilidades) do Windows, foi inaugurado em 2014 por Terry Myerson, na altura o responsável máximo pelo Windows. A liderança inicial esteve a cargo de Gabe Aul, que mais tarde daria lugar a outras figuras como Dona Sarkar, numa era em que o programa se tornou conhecido pelos seus mascotes, como o famoso gato ninja.

Uma história com altos e baixos

Ao longo dos seus 11 anos, o Windows Insider Program tem sido uma ferramenta crucial para a Microsoft, mas nem sempre isenta de polémicas. Conforme relata o The Register, a empresa aproveitou a ocasião para agradecer aos seus testadores, afirmando que "a vossa voz importa" e que o feedback é "inestimável".

No entanto, a história mostra que nem sempre o feedback foi ouvido a tempo de evitar desastres. Um dos casos mais notórios foi a catastrófica atualização de outubro de 2018 do Windows 10, que chegou a apagar ficheiros de alguns utilizadores. Na altura, vários Insiders alertaram para os problemas graves detetados durante a fase de testes, mas a Microsoft avançou mesmo assim com o lançamento. Mais recentemente, em 2024, a empresa viu-se forçada a prometer "Tornar o Iniciar Grande Novamente" ("Make Start Great Again"), após uma onda de críticas às alterações introduzidas no Menu Iniciar do Windows 11.

Onde está o Windows 12? O "11" domina o presente

Para recompensar a lealdade dos utilizadores que têm navegado por compilações instáveis durante mais de uma década, a Microsoft disponibilizou um conjunto de papéis de parede comemorativos. Disponíveis em modo claro e escuro, os wallpapers destacam de forma proeminente o número "11".

Atualmente, o programa divide-se em vários canais com diferentes níveis de risco: Release Preview (o mais estável e interessante para empresas), Beta, Dev e o ultratecnológico Canary Channel. No entanto, mesmo no canal mais avançado, não há qualquer sinal do aguardado Windows 12, o que reforça a ideia de que o foco da Microsoft continua, para já, centrado no Windows 11.

Uma pista secreta ou apenas um descuido?

A surpresa, contudo, pode estar escondida onde menos se espera. Dentro do ficheiro ZIP que contém os papéis de parede, encontra-se uma pasta com o nome _MACOSX. Poderá ser apenas um resquício técnico, deixado por alguém que usou um Mac (em vez de um Surface Laptop) para criar o ficheiro.

Ou, numa nota mais divertida, poderá ser uma mensagem secreta da equipa do Windows Insider Program. Com o futuro do sistema operativo ainda envolto em mistério, qualquer pista, por mais improvável que pareça, serve para alimentar a especulação dos entusiastas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech