
A Microsoft resolveu um problema conhecido que estava a causar falhas nas atualizações do Windows, resultando em erros 0x800F081F em sistemas com o Windows 11 24H2.
Num alerta de serviço, a empresa explica que esta falha afeta os utilizadores que instalaram a atualização cumulativa de pré-visualização KB5050094, de janeiro de 2025, e atualizações posteriores.
"A falha na atualização cumulativa pode ser acompanhada pelo código de erro 0x800F081F (CBS_E_SOURCE_MISSING)", detalhou a Microsoft. "Foi identificado que este problema é causado pela falta de pacotes de idioma e funcionalidades necessárias para as atualizações cumulativas, resultante de processos de limpeza de reparação automática de componentes (ACR) e reparação manual de componentes (MCR), levando a falhas na atualização."
A Microsoft reconheceu o problema a 15 de outubro e corrigiu-o com a atualização de pré-visualização KB5067036, lançada esta terça-feira.
Solução temporária para administradores
Para os administradores de TI que não podem instalar imediatamente as atualizações opcionais de ontem nos dispositivos afetados, a Redmond forneceu uma solução temporária. Esta passa por realizar uma atualização no local (In-Place Upgrade) utilizando o suporte de instalação do Windows para reinstalar os componentes em falta, mantendo os ficheiros e programas pessoais intactos.
Outra opção é realizar a atualização no local através das Definições do Windows, seguindo estes passos:
Abra as Definições do Windows clicando em Iniciar e depois em Definições.
Navegue para Sistema – Recuperação.
Selecione "Corrigir problemas utilizando o Windows Update" e, de seguida, clique em "Reinstalar agora".
Confirme a ação clicando em OK.
O Windows Update irá descarregar e reinstalar a versão atual do Windows, mantendo os seus ficheiros, aplicações e definições. Após a instalação, clique em "Reiniciar agora" para concluir a instalação de reparação. O seu dispositivo poderá reiniciar várias vezes.
Um ano com percalços nas atualizações
Desde o início do ano, os administradores do Windows têm enfrentado vários outros problemas ao tentar instalar atualizações.
Em abril, por exemplo, a Microsoft resolveu uma falha que impedia as empresas de instalar as atualizações de segurança de abril de 2025 em sistemas Windows 11 22H2/23H2 através dos Windows Server Update Services (WSUS).
Em agosto, após queixas generalizadas, a empresa corrigiu uma falha idêntica que fazia com que a atualização cumulativa de agosto de 2025 para o Windows 11 24H2 falhasse com erros 0x80240069 quando implementada via WSUS. Poucos dias depois, resolveu também um problema conhecido que causava a falha de atualizações do Windows quando instaladas a partir de uma partilha de rede utilizando o Windows Update Standalone Installer (WUSA).










Nenhum comentário
Seja o primeiro!