
O X (antigo Twitter) parece ter iniciado uma vaga de suspensões contra utilizadores que recorrem a extensões de terceiros, como o OldTweetDeck e o OldTwitter. Estas ferramentas são usadas como uma alternativa gratuita não oficial ao TweetDeck, que se tornou um serviço pago.
As contas estão a ser suspensas com base na violação das políticas do X contra "comportamentos inautênticos".
O contexto do TweetDeck pago
Para quem não se recorda, o TweetDeck passou a ser um modelo de subscrição paga em meados de 2023, integrando o serviço X Premium. Em resposta, o OldTweetDeck surgiu como uma popular extensão para o Chrome e Firefox que replicava a interação e funcionalidade do TweetDeck original e gratuito.
O programador da extensão, dimdenGD no X, já tinha alertado os utilizadores para desativarem as extensões (tanto o OldTweetDeck como o OldTwitter) para possivelmente evitarem o banimento.
Uma vaga de suspensões algorítmica
Nas últimas horas, multiplicaram-se os relatos no GitHub de pessoas que se queixam de ter as suas contas banidas.
Segundo o Twisted Voxel, esta vaga de banimentos parece ser algorítmica e automatizada. Os sistemas do X estarão provavelmente a detetar atividade irregular na API associada a estas extensões. As suspensões têm sido indiscriminadas, afetando contas de todas as idades e com qualquer número de seguidores.
Foi banido? Saiba o que fazer
Se a sua conta foi suspensa, a reação natural poderá ser criar uma nova conta, no entanto, isto pode levar a mais ações de fiscalização por parte do X.
A melhor linha de ação é recorrer da suspensão através dos canais de suporte oficiais da plataforma e, evidentemente, parar de usar extensões de terceiros que replicam funcionalidades pagas.
É importante sublinhar que os utilizadores não infringiram nenhuma lei, mas violaram os Termos de Serviço do X. A empresa de Elon Musk ainda não emitiu qualquer comunicado oficial sobre as suspensões ou se os utilizadores podem esperar que as suas contas sejam restabelecidas após o recurso.
Para quem ficar permanentemente banido, talvez seja a altura ideal para experimentar alternativas como o Bluesky, que oferece uma experiência muito semelhante à do antigo Twitter.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!