
A Mullvad, conhecida pelos seus serviços de VPN, anunciou no seu blog oficial que vai encerrar o seu serviço de proxy de pesquisa, o Leta. A data marcada para o fim das operações é o próximo dia 27 de novembro de 2025.
O Leta foi concebido como uma ferramenta para proteger a privacidade dos utilizadores, atuando como um intermediário nas pesquisas online. A sua abordagem consistia em agrupar e colocar em cache os pedidos de pesquisa de múltiplos utilizadores. Desta forma, garantia que as pesquisas individuais não podiam ser facilmente rastreadas até uma única pessoa, oferecendo uma camada adicional de anonimato.
Na base desta decisão estão as "rápidas mudanças na indústria da pesquisa". A empresa explicou que, à medida que os serviços de pesquisa evoluem, o Leta tornar-se-á provavelmente menos eficaz, o que acabaria por reduzir a sua utilidade geral para os utilizadores preocupados com a privacidade.
Para quem procura níveis de proteção semelhantes, a Mullvad recomenda agora a combinação de uma VPN com um navegador focado na privacidade como a solução alternativa. Segundo a empresa, esta abordagem consegue fornecer uma proteção robusta ao mascarar os endereços IP dos utilizadores e reduzir o rastreio na web.
A Mullvad afirmou ainda que, na sequência desta mudança, pretende avançar no desenvolvimento de tecnologias de privacidade focadas em VPNs e browsers, tanto através de investigação interna como em colaboração com parceiros.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!