
Caminhar no verão pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando o sol bate com força. A pensar nisso, o Google Maps está a preparar uma funcionalidade que promete tornar os passeios a pé muito mais agradáveis. Chama-se "Preferir sombra" e, como o nome sugere, vai permitir escolher rotas que o protejam da exposição solar direta.
O fim das caminhadas ao sol?
A novidade foi descoberta numa análise a uma versão preliminar da aplicação, segundo reporta o Android Authority. Embora a funcionalidade ainda não esteja ativa para o público, a sua descoberta indica que a Google está a trabalhar ativamente nela.
Quando estiver disponível, a opção "Preferir sombra" deverá surgir no menu de opções de viagem, acessível durante a navegação, provavelmente junto aos controlos que já permitem evitar autoestradas ou portagens.
Como vai o Google saber onde está a sombra?
Para já, o mistério é como é que a Google vai conseguir esta informação em tempo real. A especulação aponta para o uso de tecnologia LiDAR (presente em alguns telemóveis e nos seus próprios carros de mapeamento) ou uma combinação de múltiplas fontes de dados para calcular as áreas sombreadas ao longo do percurso, variando conforme a hora do dia.
Embora já existam aplicações de terceiros que ajudam a planear atividades com base na posição do sol, ter esta funcionalidade integrada diretamente no Maps será uma ferramenta indispensável para milhões de pessoas, especialmente nos meses de maior calor.
O Maps está a ficar mais inteligente
Esta nova ferramenta junta-se a outras atualizações recentes que mostram a forte aposta da Google na Inteligência Artificial. Recentemente, o Gemini, o assistente de IA da Google, começou a ser integrado no Maps nos Estados Unidos, prometendo revolucionar a forma como interagimos com o serviço de mapas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!