
Ser proprietário de um veículo elétrico (VE) oferece inúmeros benefícios, desde a poupança ao carregar em casa até às vantagens ambientais da redução de emissões. Contudo, nem tudo é perfeito, e lidar com postos de carregamento públicos pode transformar-se numa das experiências mais frustrantes da posse de um VE. A ideia de parar, ligar o carro e relaxar enquanto a bateria carrega raramente corresponde à realidade prática.
Um novo inquérito realizado pela Consumer Reports a proprietários de VEs nos Estados Unidos procurou determinar qual a rede de carregamento pública mais fiável. Os resultados são claros: a rede Supercharger da Tesla e a Rivian Adventure Network foram as que receberam menos queixas.
Tesla e Rivian no topo, Shell Recharge no fundo da tabela
O estudo, que analisou a experiência dos condutores em várias redes, incluindo a EVgo e a Blink, concluiu que a rede Shell Recharge foi a que acumulou o maior número de reclamações por parte dos utilizadores.
De forma geral, o inquérito revelou um dado preocupante: os proprietários de VEs experienciaram problemas em uma em cada cinco tentativas de carregamento em estações públicas.
Segundo o Departamento de Energia dos EUA, o país conta com mais de 78.000 postos de carregamento públicos, totalizando mais de 168.000 pontos de carregamento individuais. A Tesla lidera em número de estações (mais de 7.500), seguida pela Blink (mais de 5.500). A Rivian possui 202 estações, enquanto a Shell Recharge detém 1.500 localizações.
Hardware partido e falhas de pagamento são os problemas mais comuns
Quando os problemas ocorrem, o que falha mais? O hardware foi o grande culpado, responsável por 36% das falhas reportadas. Estes problemas incluem ecrãs partidos nos postos, cabos de carregamento demasiado curtos que não alcançam o veículo, ou falhas na própria ligação física ao carro.
Os problemas de pagamento surgiram em 23% dos casos. Os condutores relataram situações em que o pagamento foi aceite, mas o carregamento nunca iniciou, ou falhas no leitor que impediram a transação.
Questões relacionadas com a potência de carregamento – como uma velocidade de carregamento muito inferior à anunciada – representaram 15% das queixas. Os restantes 25% foram classificados como "outros problemas" não especificados.
Carregadores rápidos (DC) dão mais dores de cabeça
O inquérito da Consumer Reports também analisou a fiabilidade por tipo de carregador, e os resultados mostram uma disparidade significativa.
Os carregadores rápidos (DC Fast Chargers), essenciais para viagens longas, foram os que apresentaram a maior taxa de problemas: 34% dos utilizadores reportaram falhas ao tentar usá-los. Nos carregadores de Nível 2 (Level 2), mais comuns em parques de estacionamento e locais de trabalho, 25% dos proprietários tiveram dificuldades.
A rede Supercharger da Tesla, que opera de forma isolada das restantes, destacou-se com uma performance muito superior: apenas 4% dos seus utilizadores reportaram ter tido algum problema durante o carregamento.










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