
O Snap anunciou o regresso dos clássicos avatares Bitmoji a duas dimensões (2D), uma funcionalidade muito pedida pelos utilizadores. No entanto, esta viagem nostálgica tem um custo: a nova opção "Comic Bitmoji", que estará disponível nos próximos dias, será um exclusivo para os subscritores do serviço pago Snapchat+.
O regresso ao visual clássico
A empresa tinha transitado dos avatares 2D para os 3D em 2023. Na altura, o Snap justificou a mudança com a necessidade de oferecer uma gama muito mais vasta de personalizações, incluindo diferentes tipos de corpo, penteados e opções de maquilhagem. Os avatares 3D, segundo a empresa, permitiam maior flexibilidade, sendo também usados noutras plataformas, embora algumas integrações, como a do Gboard, estejam com os dias contados.
No entanto, a mudança não agradou a todos. Muitos utilizadores manifestaram saudades do visual 2D original, considerando-o mais "charmoso". A insatisfação levou à criação de uma petição na Change.org que reuniu quase 100.000 assinaturas, exigindo o regresso dos Bitmoji clássicos. O Snap admitiu ter ouvido este feedback; o próprio CEO, Evan Spiegel, assinou a petição.
Como funciona o "Comic Bitmoji"
A nova funcionalidade não reverte totalmente a infraestrutura. O Snap explica que o "Comic Bitmoji" funciona essencialmente como um filtro aplicado sobre os avatares 3D existentes, mantendo assim os benefícios da personalização moderna.
Segundo a Fast Company, a equipa teve de fazer ajustes significativos nas proporções, sombreamento e contornos para garantir que as animações e expressões funcionavam corretamente no formato 2D. Com mais de 320 milhões de pessoas a usar Bitmoji diariamente, acertar neste visual era crucial.
Quando ativada, a definição "Comic Bitmoji" fará com que todos os avatares vistos na aplicação sejam renderizados em 2D, incluindo os stickers enviados aos amigos.
O preço da nostalgia
A decisão de colocar esta funcionalidade nostálgica atrás da subscrição paga do Snapchat+ é, no mínimo, dececionante para os utilizadores gratuitos. Contudo, do ponto de vista da empresa, é provável que seja exatamente o tipo de exclusivo que poderá convencer mais pessoas a aderir ao serviço pago, que tem sido uma fonte de receita importante para a plataforma.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!