
A Microsoft lançou hoje as suas atualizações cumulativas para o Patch Tuesday de novembro de 2025, trazendo os KBs KB5068861 (para as versões 25H2 e 24H2) e KB5068865 (para a versão 23H2) do Windows 11. Sendo atualizações de segurança, a sua instalação é obrigatória e visa corrigir vulnerabilidades detetadas nos últimos meses.
Os utilizadores podem instalar estas atualizações através do Windows Update (Definições > Windows Update > 'Verificar atualizações') ou descarregá-las manualmente a partir do Catálogo Microsoft Update.
O fim do 23H2 e as novidades no Menu Iniciar
Esta atualização marca um momento significativo: é a última atualização para o Windows 11 23H2, cujo suporte termina oficialmente hoje. Para as versões 25H2 e 24H2, esta é a segunda "Patch Tuesday", partilhando as mesmas correções.
Após a instalação, as builds serão atualizadas para 26200.7019 (25H2), 26100.7019 (24H2) e 226x1.6050 (23H2).
O grande destaque funcional é a nova interface do Menu Iniciar, que finalmente permite aos utilizadores remover o feed "Recomendado", resultando numa interface visivelmente mais limpa. Embora a nova UI possa parecer algo confusa com mais ícones visíveis por defeito, o modo "Categorias" continua disponível para ajudar a agrupar as aplicações.
Mais Copilot e novos ícones de bateria
Outra novidade visível chega ao ecrã de bloqueio: novos ícones de bateria, com indicadores de cor e percentagem, aparecem agora no canto inferior direito para facilitar a verificação do estado do carregamento. A Barra de Tarefas também recebe estes ícones atualizados: verde (a carregar/bom estado), amarelo (poupança de bateria ativa, abaixo de 20%) e vermelho (nível crítico).
Para dispositivos comerciais com uma subscrição ativa, o Microsoft 365 Copilot ganha uma nova página na experiência "Get Started" (Introdução) para ajudar os utilizadores a descobrir e a usar as suas funcionalidades. Nas Definições, a secção "Email & contas" foi renomeada para "As suas contas".
Reforços na segurança e correções de bugs
A Microsoft introduziu também o "Administrator Protection Preview", um modo que visa proteger os direitos de administrador, permitindo que estes executem tarefas com privilégios "just-in-time" (JIT). O sistema recebe ainda suporte API para algoritmos de criptografia pós-quântica (PQC) da NIST (ML-KEM e ML-DSA), que podem ser usados via CNG e .NET.
A lista de correções é extensa. Foi resolvido um problema em que vídeos e jogos podiam parecer inesperadamente vermelhos (um bug introduzido pelo KB5064081).
No Explorador de Ficheiros, foram corrigidas várias falhas, incluindo:
O menu de contexto que alternava entre a vista normal e "Mostrar Mais Opções".
A reposição da visualização personalizada das pastas para o padrão.
Erros catastróficos (0x8000FFFF) ao extrair arquivos grandes (superiores a 1.5GB).
O Explorador deixar de responder ao abrir o "Início".
Foram também corrigidos problemas que faziam as apps falhar ao usar canetas digitais (ligados ao microsoft.ink.dll), falhas no Narrator durante a instalação do Windows via ISO, e problemas de desempenho no ecrã de início de sessão ao "acordar" da suspensão.
A Microsoft confirmou ainda que não irá lançar atualizações opcionais em dezembro, devido ao período de férias das suas equipas de engenharia.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!