1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

cartão visa

A Web Summit foi o palco escolhido pela Visa para anunciar um piloto inovador que promete mudar a forma como os pagamentos globais são feitos. A gigante dos pagamentos vai permitir que empresas e plataformas enviem fundos diretamente para as carteiras de stablecoins dos seus destinatários.

Na prática, empresas que usam o Visa Direct podem financiar os pagamentos na sua moeda fiduciária habitual (como Euros ou Dólares), mas os destinatários—sejam eles criadores de conteúdo, freelancers ou marketplaces—podem optar por receber o valor em stablecoins indexadas ao dólar, como a popular USDC. O objetivo é transformar a velocidade das transferências, prometendo pagamentos em minutos, em vez de dias.

O impacto para a 'Creator Economy'

Esta mudança visa resolver um dos maiores pontos de fricção para a economia digital: a lentidão no acesso aos fundos. "O pagamento em stablecoins significa permitir um acesso verdadeiramente universal ao dinheiro em minutos (...) para qualquer pessoa, em qualquer lugar no mundo", explicou Chris Newkirk, Presidente de Soluções Comerciais e de Movimentação de Dinheiro da Visa.

Este foco nos criadores e freelancers não é ao acaso. Segundo um novo estudo da própria empresa, o Visa 2025 Creator Economy Report, o acesso rápido ao dinheiro é a principal motivação (57%) para os criadores digitais preferirem métodos de pagamento digitais. Esta solução oferece um valor estável (indexado ao dólar) e acesso quase imediato, contornando a volatilidade cambial ou infraestruturas bancárias limitadas em certos mercados.

Pagamentos globais mais rápidos e transparentes

Este novo sistema assenta em várias vantagens claras. A conveniência é a maior, permitindo o acesso a fundos quase instantaneamente, sem depender de horários bancários tradicionais.

Além disso, as stablecoins funcionam como uma moeda digital sem fronteiras, ampliando o acesso a pagamentos em dólares mesmo em regiões com serviços bancários escassos. Por fim, a transparência é reforçada, já que cada transação fica permanentemente registada na blockchain, facilitando auditorias e a confirmação de recebimento.

O próximo passo na estratégia digital da Visa

Este piloto é o passo seguinte na estratégia de inovação da Visa com stablecoins. Em setembro, durante o SIBOS, a empresa já tinha revelado um programa focado no back-end, permitindo às empresas pré-financiar as suas operações de tesouraria usando criptomoedas. A novidade de agora foca-se no front-end: a entrega direta desses fundos ao utilizador final.

O piloto arranca de imediato com parceiros selecionados. A Visa prevê um lançamento mais alargado para a segunda metade de 2026, à medida que a procura e o enquadramento regulatório evoluem.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech