1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Private AI Compute

Embora as capacidades de Inteligência Artificial (IA) nativa dos smartphones estejam a evoluir a cada geração, continuam a existir limitações significativas no processamento no dispositivo quando comparado com o poder da nuvem.

Para ultrapassar esta barreira, a Google anunciou hoje, numa publicação no seu blogue, o Private AI Compute. Trata-se de uma nova plataforma de processamento de IA que utiliza os modelos Gemini de grande escala da nuvem, mas com a mesma segurança e privacidade que geralmente se espera do processamento local.

Como funciona esta "nuvem privada"?

Regra geral, quando utiliza um serviço de IA na nuvem como o Gemini ou o ChatGPT, todos os seus dados são processados num ambiente de nuvem público, juntamente com os dados de outros utilizadores.

Com o Private AI Compute, o processamento de dados será isolado e privado para si. Desta forma, a plataforma pode processar informação sensível que anteriormente estava limitada ao processamento estritamente no dispositivo. A Google menciona que a informação pessoal do utilizador, os seus insights e a forma como os utiliza estão protegidos por uma camada adicional de segurança e privacidade em comparação com os métodos atuais.

Segurança reforçada a nível de hardware

Para garantir esta privacidade, a Google está a usar "atestação remota e encriptação" para ligar o smartphone a um ambiente de nuvem selado e protegido por hardware.

Embora os modelos Gemini possam aceder a estes dados neste ambiente protegido, nem a própria Google conseguirá aceder aos dados dos utilizadores que estão a ser processados. A empresa destaca que o Private AI Compute é alimentado pelas suas próprias Unidades de Processamento Tensor (TPUs) que integram os Titanium Intelligence Enclaves (TIE) para uma segurança reforçada baseada em hardware.

O impacto real nos novos Pixel 10

Graças ao Private AI Compute, o "Magic Cue", uma funcionalidade exclusiva dos mais recentes telemóveis Pixel 10, está ainda melhor. A Google afirma que esta funcionalidade pode agora oferecer sugestões mais oportunas em comparação com o passado.

Além disso, a aplicação Gravador (Recorder) nos smartphones Pixel pode agora resumir transcrições num leque mais vasto de idiomas. Anteriormente, o Gravador dependia de um modelo Gemini no dispositivo para as transcrições, o que limitava os idiomas suportados e a precisão.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech