1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo com chip

A Microsoft está a investir fortemente no Windows on Arm (WoA), destacando as suas vantagens em termos de desempenho, eficiência e, claro, as capacidades de IA com o Copilot. Embora gigantes como a Adobe, Google e Signal já ofereçam apps nativas para esta arquitetura, a gigante tecnológica vira agora atenções para um nicho muito específico: os músicos. Num anúncio recente, a empresa detalhou os planos para transformar o WoA numa plataforma robusta para produção musical e atuações ao vivo.

Mais software e correções de MIDI

Para começar, a empresa de Redmond está a trabalhar para corrigir bugs nos Serviços MIDI do Windows em WoA, com as correções a deverem chegar em breve às versões de produção do sistema operativo. Igualmente importante é a colaboração com parceiros de software cruciais para esta indústria. Foi confirmado que o popular Ableton Live receberá uma app nativa Arm64 no próximo ano, juntando-se a outros como o Bitwig Studio e o REAPER, que já se encontram disponíveis. A Microsoft partilhou uma lista extensa de fornecedores envolvidos nesta otimização no seu blog oficial.

Novo driver de baixa latência em código aberto

A novidade mais significativa é, no entanto, o desenvolvimento de um novo driver de áudio de baixa latência. Em colaboração com a Qualcomm e a Yamaha, a Microsoft está a criar um driver USB Audio Class 2 e ASIO integrado, pensado especificamente para o hardware WoA. A promessa é uma capacidade plug-and-play, permitindo que qualquer dispositivo compatível com USB Audio Class 2 "simplesmente funcione" sem complicações.

A gigante de Redmond admite que o driver USB Audio Class 2 existente no Windows on Arm sofre de latência elevada e não suporta todos os endpoints de áudio num dispositivo, faltando-lhe também integração nativa com o protocolo ASIO. Para acelerar o desenvolvimento e a adição de funcionalidades em falta, o novo projeto já está disponível no GitHub sob uma licença "permissiva" MIT, permitindo que os developers interessados criem as suas próprias variantes ou melhorem a implementação da Microsoft.

Disponibilidade futura

Os interessados em testar a novidade terão de esperar por 2026, ano em que uma pré-visualização pública será disponibilizada através do Windows Canary Channel. A Microsoft avisa, contudo, que o painel de controlo ASIO poderá ter de ser instalado manualmente a partir do GitHub. A empresa antecipa um longo período de testes, dada a diversidade do ecossistema musical. Numa nota final interessante, embora este esforço esteja focado no Windows on Arm, a Microsoft confirmou que o novo driver será também compatível com a arquitetura tradicional da Intel.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech