
A Google parece estar novamente a tentar conquistar o território do Pinterest. Depois de alguns meses em testes, a gigante tecnológica começou a disponibilizar um novo separador de "Imagens" na sua aplicação de pesquisa principal, tanto para Android como para iOS. A proposta é declaradamente semelhante à do Pinterest, mas foca-se apenas na descoberta visual, deixando a componente social de fora.
Como funciona o "Pinterest" da Google?
Este novo separador surge na barra de navegação inferior da app, posicionado entre "Pesquisa" e "Atividade". Ao contrário da pesquisa tradicional, aqui encontramos um feed infinito de imagens. Segundo a Google, esta "é uma nova maneira de descobrir conteúdo visual na aplicação Google".
Tal como noutras redes sociais, basta arrastar o ecrã para baixo para atualizar o feed com novas sugestões, que são selecionadas com base nos interesses de cada pessoa.
Guardar coleções e ver a fonte
A experiência de utilização é muito intuitiva. Tocar numa imagem abre-a em ecrã inteiro, apresentando imagens relacionadas logo abaixo. Existe um botão "Salvar" que utiliza a funcionalidade "Coleções" (Colecções) já existente na Google, permitindo organizar as descobertas em categorias personalizadas.
Com um ambiente muito semelhante à da rede rival, cada imagem mostra claramente a sua proveniência, incluindo links diretos para redes sociais como o Instagram. A ideia parece ser a de oferecer um portefólio de inspiração, mas sem a interação social.
Lançamento limitado e o histórico da Google
No topo do ecrã, o separador inclui ainda um atalho para a "Pesquisa de imagens", que certamente influenciará o conteúdo apresentado no feed principal. De alguma forma, este novo separador parece uma evolução do "Discover", mas totalmente focado no conteúdo visual.
Embora a ideia pareça promissora, a sua disponibilidade é, para já, muito limitada. Segundo o 9to5Google, o novo separador de Imagens será disponibilizado ao longo das próximas semanas apenas para utilizadores nos Estados Unidos.
Esta não é a primeira tentativa da Google de criar um rival para o Pinterest. Recordamos que, em setembro do ano passado, a empresa já tinha testado uma ferramenta experimental chamada "Mixboard".










Nenhum comentário
Seja o primeiro!