
A Google anunciou o lançamento do Flutter 3.38 e do Dart 3.10, trazendo melhorias significativas para os programadores que criam interfaces nativas em iOS, Android, web e desktop. Conforme detalhado no blog oficial do Flutter, a grande aposta é na Inteligência Artificial.
GenUI e Gemini: a IA assume o controlo
A adição de maior destaque é o SDK Flutter GenUI, focado na criação de interfaces dinâmicas que se adaptam automaticamente à intenção do utilizador. Para as equipas que procuram adicionar funcionalidades de IA avançadas, a Google disponibilizou uma nova aplicação de exemplo que combina a lógica do Firebase AI com a geração de conteúdo multimodal e a integração da API de conversação do Gemini.
Além disso, o Gemini CLI (interface de linha de comandos) passa a permitir a criação de compilações de aplicações multi-plataforma.
Dart 3.10 mais rápido e robusto
A linguagem de programação Dart também recebeu novidades importantes. A versão 3.10 introduz "dot shorthands" (atalhos de ponto) para permitir escrever código de forma mais rápida.
Traz também "build hooks" (gatilhos de compilação) estáveis, úteis para compilar código nativo ou agrupar recursos (assets) dentro dos pacotes. Outras melhorias incluem um sistema de plugins do analisador renovado, que facilita a criação de regras personalizadas e correções no IDE, e uma anotação Deprecated mais direcionada.
Flutter 3.38 refina a experiência
Do lado da framework, o Flutter 3.38 foca-se em polir a integração com as plataformas e as ferramentas de desenvolvimento. Os programadores Web ganham ficheiros de configuração flutter run, suporte para proxy e hot reload.
As melhorias na interface de utilizador (UI) incluem otimizações no OverlayPortal e a unificação de gestos de navegação. O suporte para iOS foi alargado ao Xcode 26 (com um guia de migração), enquanto o Android recebe suporte para NDK r28, uma correção para uma fuga de memória e adota o Java 17. As ferramentas, como o Widget Previewer, também receberam avanços na acessibilidade.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!