
O YouTube parece estar decidido a recuperar uma funcionalidade que muitos julgavam enterrada no passado. A plataforma de vídeo da Google iniciou um novo teste para integrar mensagens diretas (DMs), permitindo aos utilizadores partilhar e discutir vídeos sem sair da aplicação.
Segundo as informações reveladas numa página de suporte oficial, esta funcionalidade está atualmente numa fase de testes limitados, sinalizando uma nova tentativa da empresa em tornar a plataforma mais social.
Um regresso limitado e focado na partilha
De momento, a funcionalidade não está disponível para todos. A Google restringiu o teste a utilizadores com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na Irlanda e na Polónia. O objetivo principal deste sistema renovado é facilitar a partilha de vídeos entre amigos e a discussão de conteúdos num ambiente privado, sem a necessidade de recorrer a aplicações de terceiros ou à secção de comentários públicos.
Apesar de ser uma conversa privada, os utilizadores devem ter em conta que não existe total confidencialidade. A gigante tecnológica sublinhou que as mensagens podem ser analisadas para garantir que cumprem as Diretrizes da Comunidade da plataforma, mantendo a segurança do ecossistema.
A segunda vida das DMs no YouTube
Esta não é a primeira vez que a empresa tenta esta abordagem. O YouTube introduziu originalmente as mensagens diretas na sua aplicação em 2017, apenas para remover a funcionalidade dois anos depois, em 2019. Na altura, a justificação prendeu-se com a vontade de focar a interação dos utilizadores nas conversas públicas através dos comentários.
O regresso do sistema, seis anos após o seu cancelamento, pode parecer uma decisão curiosa, mas a Google justifica a aposta afirmando que esta é "uma das funcionalidades mais pedidas" pelos utilizadores. Resta saber se, desta vez, a adoção será suficiente para manter a ferramenta ativa globalmente ou se terá o mesmo destino da sua antecessora.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!