1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Porsche Cayenne elétrico

A espera terminou e a Porsche acaba de revelar o seu trunfo para o mercado dos SUVs de luxo elétricos. O novo Cayenne Electric não chega apenas para complementar a gama, mas sim para reclamar o título de "Porsche de produção mais potente de todos os tempos". Os números apresentados pela marca alemã sustentam esta afirmação, apresentando um veículo que promete prestações de cortar a respiração.

O novo modelo ostenta uma potência máxima de 1.139 cv (850 kW), números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 96 km/h (0-60 mph) em apenas 2,4 segundos. Para colocar isto em perspetiva, o sedan elétrico Taycan, lançado recentemente, demora 4,5 segundos a atingir a mesma velocidade. A velocidade máxima está fixada nos 260 km/h (162 mph), variando, naturalmente, consoante as opções de configuração escolhidas, conforme detalhado no comunicado oficial da Porsche.

Funcionalidades de pista e força bruta

Para além da potência pura, o Cayenne Electric inclui o botão "push to pass" da empresa. Esta funcionalidade oferece um aumento de potência durante dez segundos, adicionando aproximadamente 173 cv extra, ideal para realizar ultrapassagens rápidas em autoestrada ou simplesmente para sentir uma aceleração mais intensa momentaneamente.

Mas este SUV não é apenas velocidade. A Porsche afirma que o Cayenne Electric é também uma máquina de trabalho, com uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas quando devidamente equipado. Esta é uma métrica impressionante para um veículo elétrico deste segmento, superando a capacidade de carga de muitas carrinhas pickup modernas.

 

Carregamento rápido e tecnologia de suspensão

Tratando-se de um veículo elétrico, a questão do carregamento é fundamental. A marca anuncia uma potência de carregamento de até 400 kW em condições ideais, o que deverá permitir carregar a bateria de 10% a 80% em menos de 20 minutos.

detalhes do Cayenne

Este será também o primeiro Porsche elétrico a suportar carregamento por indução (sem fios). Para garantir a máxima compatibilidade, o veículo virá equipado com uma porta de carregamento rápido NACS (o padrão da Tesla) no lado do condutor e uma porta CCS/AC no lado do passageiro. Adicionalmente, é o primeiro SUV elétrico da marca a receber a tecnologia Active Ride, o sistema de suspensão hidráulica que já equipa o Taycan e o Panamera.

Ecrãs curvos e Inteligência Artificial

No interior, a grande novidade é o "Flow Display". Trata-se de um ecrã instalado verticalmente no centro da consola que se curva em direção à parte inferior, sendo o maior ecrã alguma vez colocado num Porsche. Este painel correrá o novo sistema operativo da marca e será ladeado por um painel de instrumentos OLED separado de 14,25 polegadas, existindo ainda a opção de um ecrã para o passageiro.

interior do novo porsche

O novo sistema operativo inclui um assistente de voz alimentado por Inteligência Artificial. A Porsche garante que este sistema consegue compreender instruções complexas e agir em conformidade, podendo ajustar o controlo climático, o aquecimento dos bancos e a iluminação ambiente, levando ainda em conta fatores como o trânsito e pontos de interesse locais.

Preços e disponibilidade

Como seria de esperar de um lançamento desta envergadura da Porsche, o preço reflete a tecnologia e a performance oferecidas. A versão standard começa nos 111.000 dólares (cerca de 103.000 euros à taxa de câmbio atual), enquanto a versão Cayenne Turbo Electric começa nos 165.350 dólares (aproximadamente 153.000 euros). As pré-encomendas já estão abertas, com as entregas aos clientes previstas para o verão.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech