1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

hyundai Crater Concept

A Hyundai continua a mostrar que não tem medo de arriscar e de explorar novos segmentos. Desta vez, o palco escolhido foi o Salão de Los Angeles, onde a marca sul-coreana apresentou o Crater Concept, um protótipo que não só revela as ambições da empresa em criar uma linha específica de modelos todo-o-terreno, especialmente para o mercado norte-americano, como também antecipa o que poderá ser um futuro concorrente de pesos pesados como o Jeep Wrangler ou o Ford Bronco.

Este veículo compacto, construído sobre uma arquitetura monocoque, destaca-se imediatamente pela sua silhueta arrojada e proporções que gritam "aventura". O objetivo é claro: oferecer capacidades de exploração exigentes, apoiadas por ângulos de ataque e de saída acentuados e uma generosa altura ao solo.

Um design "espacial" preparado para tudo

O visual do Crater Concept é, no mínimo, impactante. Segundo a Hyundai, o design das jantes de 18 polegadas foi inspirado na imagem de um asteroide hexagonal a colidir com uma paisagem metálica, deixando uma "cratera" no seu rasto – daí o nome do modelo. Estas jantes estão equipadas com uns impressionantes pneus off-road de 33 polegadas, garantindo a tração necessária para enfrentar qualquer obstáculo.

Crater Concept da Hyundai

A estética robusta é complementada por proteções na zona inferior da carroçaria e guinchos de reboque, essenciais para a prática de todo-o-terreno. Na iluminação, a marca mantém a sua identidade atual com faróis em formato pixelizado, num estilo que lembra o Ioniq 5 XRT.

Um detalhe curioso é a grelha frontal fechada. Embora a Hyundai não tenha divulgado dados técnicos específicos sobre a motorização, esta característica sugere fortemente que o Crater Concept poderá utilizar uma motorização 100% elétrica.

Interior modular e focado na tecnologia BYOD

Se o exterior impressiona pela robustez, o interior aposta na flexibilidade e na tecnologia. O habitáculo foi desenhado a pensar nos aventureiros modernos, começando por um painel de proteção sofisticado que serve de ponte entre o exterior e o interior.

A Hyundai decidiu abandonar a instrumentação tradicional em favor de uma estrutura cilíndrica inovadora. O destaque vai para o conceito BYOD (Bring Your Own Device), que permite uma experiência digital totalmente personalizável. O sistema conta com quatro mostradores quadrados amovíveis, estilo widget, que o utilizador pode adaptar conforme as suas necessidades e preferências.

Crater Concept interior

A tecnologia estende-se a um Head-Up Display que percorre toda a largura do tablier. Este ecrã multifuncional não só apresenta informações de condução, como também transmite as imagens das câmaras dos espelhos retrovisores. Adicionalmente, existe um pequeno ecrã no volante capaz de exibir mensagens diversas.

O conforto em terrenos acidentados não foi esquecido. Os bancos fogem ao formato tradicional, apresentando um design envolvente com acolchoamento tridimensional e almofadas cilíndricas, rematados por um apoio de cabeça ergonómico. Para garantir a segurança máxima nas manobras mais radicais, estão equipados com cintos de segurança de quatro pontos.

SangYup Lee, chefe de design global da Hyundai, resumiu o espírito deste projeto numa frase: "A Crater nasceu de uma pergunta: 'Qual é a aparência da liberdade?'. Este veículo representa a nossa resposta". Para a marca, este conceito é uma visão moldada pela procura incessante de inspirar os clientes a explorarem mais a fundo o mundo que os rodeia.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech