
Era apenas uma questão de tempo até que a gigante das pesquisas encontrasse uma forma de monetizar diretamente a sua nova experiência de Inteligência Artificial. Após cerca de um ano a disponibilizar o "modo de IA" de forma gratuita e livre de distrações comerciais, a Google começou a introduzir anúncios nas respostas geradas por este sistema.
A novidade foi detetada e partilhada numa publicação no X, indicando que a empresa está a testar a integração de publicidade naquele que considera ser o seu "motor de resposta", distinguindo-o do motor de busca tradicional.
Onde aparecem os novos anúncios?
Segundo as informações reveladas, esta mudança afeta os utilizadores que utilizam os modelos avançados, acessíveis através da subscrição Google One. O relato aponta especificamente para o uso do modelo Google Gemini 3 Pro, que gera uma interface interativa para responder às questões dos utilizadores.
Ao contrário das citações e fontes, que geralmente surgem numa barra lateral à direita, estes anúncios estão a ser apresentados na parte inferior da resposta da IA. Para cumprir com os requisitos legais e garantir a transparência, estas entradas vêm acompanhadas pela etiqueta "Patrocinado" (ou "Sponsored"), assemelhando-se aos links promocionais habituais nas pesquisas clássicas.

A escolha desta localização — no fundo da resposta — pode não ser inocente. É possível que os testes internos da Google tenham demonstrado que os anúncios posicionados no final do texto gerado obtêm uma taxa de cliques (CTR) superior, ou trata-se apenas de uma das várias experiências de interface que a empresa está a realizar.
Uma mudança de estratégia necessária
Até agora, a Google tinha evitado colocar publicidade neste modo específico para tornar a experiência mais apelativa e convencer os utilizadores a adotarem a ferramenta. O objetivo tem sido habituar o público a este "motor de resposta", numa tentativa de evitar a migração para concorrentes diretos como o ChatGPT.
No entanto, a sustentabilidade financeira destes modelos de IA, que exigem um enorme poder computacional, acaba por ditar o fim da experiência "limpa". Resta saber se a introdução de publicidade irá afetar a adesão dos utilizadores ou se, tal como aconteceu com a pesquisa tradicional ao longo das décadas, acabará por ser aceite como a norma.










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