
A Valve surpreendeu recentemente o mundo da tecnologia ao revelar a sua nova linha de hardware, composta pelo headset de realidade virtual Steam Frame, o novo Steam Controller e o muito aguardado regresso ao formato de PC de sala com a Steam Machine. Agora, surgem novos detalhes sobre quanto poderá custar este computador compacto e qual a filosofia da empresa para o seu lançamento.
Numa recente participação no podcast Friends Per Second, Pierre-Loup Griffais e Lawrence Yang, da Valve, esclareceram que a empresa não pretende seguir o modelo de negócio tradicional das consolas de videojogos, onde o hardware é frequentemente vendido com prejuízo para recuperar o investimento através da venda de software.
O preço da conveniência e do desempenho
Ao contrário do que acontece com a PlayStation ou a Xbox, a Valve revela nova Steam Machine que promete superar 70% dos PCs de gaming com uma etiqueta de preço alinhada com o mercado de componentes de PC. Segundo Griffais, o objetivo é atingir o mesmo intervalo de preço que um utilizador pagaria se construísse um computador com um nível de desempenho equivalente peça por peça.
A empresa ainda está a finalizar o valor exato, citando a flutuação dos custos dos componentes como um fator decisivo para ainda não existir um preço fechado. No entanto, a Valve destaca que o valor acrescentado da Steam Machine reside em características que são difíceis de replicar numa construção caseira ("DIY").
Entre os diferenciais apontados estão o formato compacto da caixa e o nível de ruído extremamente reduzido. Além disso, a integração de funcionalidades como HDMI CEC e um sistema de antenas Bluetooth e Wi-Fi otimizado para suportar até quatro comandos simultâneos de qualquer fabricante são trunfos que a marca espera que justifiquem o investimento.
Especificações técnicas e data de lançamento
A Valve não poupou nas especificações para este regresso à sala de estar. A máquina será equipada com um processador semi-personalizado da AMD, baseado na arquitetura Zen 4 com 6 núcleos e 12 threads, acompanhado por um GPU RDNA 3 com 28 Unidades de Computação (CUs).
Em termos de memória, o sistema contará com 16GB de RAM DDR5 e 8GB de VRAM GDDR6 dedicados. Estas especificações colocam a nova Steam Machine num patamar de desempenho cerca de seis vezes superior ao da popular Steam Deck. A Valve afirma que o dispositivo será capaz de atingir uma jogabilidade a 4K e 60FPS, tirando partido da tecnologia de upscaling FSR da AMD.
Este novo ecossistema de hardware, que inclui também o Steam Frame, tem lançamento previsto para o início de 2026.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!