
Os leitores que utilizam o ecossistema da Apple para se manterem informados vão encontrar uma lacuna significativa na sua oferta habitual. Após uma década de parceria, um dos maiores parceiros de media decidiu retirar os seus conteúdos da plataforma de notícias da gigante de Cupertino.
Segundo avança o Semafor, a CNN encerrou a sua colaboração com o Apple News, pelo menos por agora. A saída ocorreu de forma discreta durante o último fim de semana, altura em que a marca de notícias por cabo removeu as suas histórias da aplicação, terminando um contrato de partilha de conteúdos que vigorava desde 2015.
A CNN tinha sido, até agora, um parceiro fundamental para a Apple, fornecendo reportagens de destaque que combinavam fotografia, vídeo e animações para criar experiências interativas e imersivas para os utilizadores.
Foco nas subscrições próprias
Esta mudança de estratégia parece estar diretamente ligada aos novos modelos de negócio da estação de notícias. Além de mudanças na liderança, a rede lançou recentemente o seu próprio serviço de subscrição digital, introduzindo uma barreira de pagamento (paywall) para alguns dos seus conteúdos online.
O plano exclusivo para artigos da CNN ronda os 28,50 euros por ano (29,99 dólares), enquanto a versão "All Access", que inclui streaming, tem um custo aproximado de 66,50 euros anuais (69,99 dólares). Embora nenhuma das empresas tenha comentado oficialmente a situação, o relatório sugere que esta retirada de conteúdos poderá funcionar como uma tática de negociação, uma vez que as duas companhias continuam em conversações para um potencial novo acordo que possa trazer as histórias de volta à plataforma.
Apple reforça o serviço News+
Enquanto lida com esta saída, a Apple continua a ajustar a sua oferta de serviços. O nível pago Apple News+ adicionou recentemente histórias do The Washington Post, juntando-se ao The Wall Street Journal como outra grande publicação desbloqueada com a assinatura.
O serviço base do Apple News permanece gratuito, enquanto o Apple News+, que desbloqueia um leque muito mais vasto de conteúdos, tem um custo mensal de cerca de 12,30 euros (12,99 dólares). Este serviço premium está também incluído no pacote Apple One Premiere, que agrega outros serviços da marca, como a Apple TV, Apple Music e armazenamento na nuvem.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!