1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

ChatGPT com dinheiro

Desde o seu lançamento, o ChatGPT tem-se destacado por oferecer uma interface limpa e focada exclusivamente na interação com a inteligência artificial, livre de qualquer tipo de publicidade intrusiva. Até ao momento, a única forma de monetização visível para os utilizadores tem sido o convite para a subscrição dos planos pagos, como o Plus ou o Team. No entanto, esta realidade pode estar prestes a mudar, conforme indicam novas descobertas no código da aplicação.

A OpenAI parece estar a realizar testes internos que apontam para a introdução de um sistema de anúncios na sua plataforma, o que poderá redefinir a economia da web e a experiência de utilização do chatbot mais famoso do mundo.

Indícios encontrados na versão beta para Android

As pistas sobre esta mudança foram detetadas na versão beta 1.2025.329 da aplicação do ChatGPT para Android. Segundo as informações divulgadas pelo utilizador Tibor na rede social X, o código da aplicação contém agora referências explícitas a funcionalidades publicitárias.

detalhes sobre linhas de código na app do ChatGPT

Entre as linhas de código encontradas, destacam-se termos como "ads feature" (funcionalidade de anúncios), "search ad" (anúncio de pesquisa), "search ads carousel" (carrossel de anúncios de pesquisa) e ainda "bazaar content". Embora a presença destes elementos no código não garanta uma implementação imediata, é um sinal claro de que a infraestrutura para suportar publicidade está a ser construída e testada nos bastidores.

Como será a integração e o futuro da plataforma

Ainda se desconhecem os detalhes concretos sobre como esta publicidade será apresentada aos utilizadores. As referências a "anúncios de pesquisa" sugerem que a OpenAI poderá limitar, numa fase inicial, a exibição de publicidade aos momentos em que o utilizador utiliza o ChatGPT como um motor de busca para consultar informações em tempo real na web.

Esta abordagem seria semelhante ao modelo de negócio tradicional de motores de busca como o Google, mas aplicada a uma interface conversacional. Existe também a possibilidade de estes anúncios serem altamente personalizados, uma vez que a IA possui um vasto conhecimento sobre as preferências e o contexto do utilizador, a menos que existam opções específicas para desativar essa recolha de dados para fins publicitários.

Por enquanto, a plataforma mantém-se gratuita e sem anúncios para o utilizador comum, mas a descoberta destes testes internos indica que a OpenAI está a explorar ativamente novas vias de receita para sustentar os elevados custos de operação dos seus modelos de inteligência artificial.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech