
A Blackmagic Design continua a elevar a fasquia no mundo da pós-produção e acaba de lançar o DaVinci Resolve 20.3. Esta nova atualização foca-se essencialmente em tirar partido do hardware mais recente e em otimizar fluxos de trabalho complexos, trazendo novidades que prometem fazer as delícias dos editores e coloristas mais exigentes.
Entre as várias melhorias, destaca-se o suporte para resoluções massivas de até 32K, especificamente otimizado para os processadores Apple M5. Esta capacidade coloca o software num patamar de desempenho gráfico impressionante, preparado para lidar com os formatos de vídeo mais pesados do mercado. Além disso, a ferramenta Resolve FX Noise Reduction recebeu melhorias significativas de desempenho, agilizando tarefas que habitualmente exigem muitos recursos do sistema, conforme detalhado nas notas de lançamento da Blackmagic Design.
Melhorias na timeline e gestão de metadados
Para quem trabalha diariamente na timeline, a gestão de versões tornou-se mais robusta. Os backups da timeline permitem agora a criação de "snapshots" nomeados, oferecendo aos editores um controlo muito mais preciso sobre as diferentes versões do seu trabalho, algo essencial em ambientes colaborativos.
A gestão de metadados também foi alvo de uma renovação. Os utilizadores podem agora adicionar campos de metadados como colunas no "media pool", importar e exportar metadados ALE e definir campos personalizados durante a importação. O software garante ainda que as visualizações do media pool e os estados dos projetos persistem individualmente, proporcionando uma experiência consistente ao alternar entre múltiplos projetos.
Novidades para iPad e edição avançada
A versão para tablet não foi esquecida. O DaVinci Resolve para iPad ganha a capacidade de renderizar em segundo plano no iPadOS 26, tirando partido dos chips M4 e mais recentes. Foram também adicionadas ferramentas criativas como o "film look creator", "film damage" e "analog damage", aproximando a versão móvel da sua contraparte de desktop.
No campo da edição pura, ações como inserir espaços na posição do cursor de reprodução (playhead) estão agora acessíveis no menu de edição. Foram também introduzidos novos atalhos de teclado para pesquisar no media pool e abrir clipes na timeline com o visualizador de origem. O suporte a fluxos de trabalho IMF foi expandido com HDR Vivid e Audio Vivid, e os ficheiros QuickTime e MP4 passam a suportar a incorporação de metadados HDR10+.










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