
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um comunicado urgente a alertar os contribuintes para uma nova vaga de comunicações fraudulentas. Criminosos estão a fazer-se passar pela entidade estatal através de e-mails e SMS, numa tentativa de obter dados pessoais e bancários de forma ilícita.
Estas campanhas, tecnicamente conhecidas como phishing (via e-mail) e smishing (via SMS), utilizam links maliciosos e uma linguagem alarmista ou burocrática para enganar as vítimas, simulando notificações oficiais das Finanças.
Como identificar uma comunicação falsa
Para garantir a segurança dos cidadãos, a AT esclareceu os pontos-chave que permitem distinguir uma mensagem verdadeira de uma tentativa de burla. É fundamental ter em conta que a Autoridade Tributária:
Domínio Exclusivo: Envia e-mails apenas a partir de endereços que terminam obrigatoriamente em at.gov.pt.
Ausência de Links para Ações Críticas: Nunca envia mensagens (seja por e-mail ou SMS) com links que solicitem a inserção, alteração ou confirmação de dados pessoais ou fiscais.
Pagamentos: Nunca envia links diretos para efetuar pagamentos.
A regra de ouro para a segurança digital nestes casos é simples: todas as operações devem ser realizadas exclusivamente através do acesso direto ao Portal das Finanças. Os utilizadores devem verificar sempre se o endereço no navegador começa por "https://", garantindo uma ligação encriptada e segura antes de introduzir qualquer credencial.
Ferramenta de verificação no Portal das Finanças
Muitos utilizadores desconhecem, mas existe uma forma infalível de verificar a legitimidade de uma mensagem supostamente enviada pelo fisco. O Portal das Finanças regista centralmente todas as comunicações oficiais emitidas.
Para tirar as teimas, o contribuinte deve:
Aceder ao Portal das Finanças e iniciar sessão com as suas credenciais.
No menu lateral, selecionar a opção “Comunicações”.
Se recebeu um e-mail ou SMS que não consta nesta lista oficial dentro do portal, trata-se de uma tentativa de fraude e deve ser ignorada ou eliminada imediatamente. A AT relembra ainda que apenas envia alertas informativos para os contribuintes que ativaram essa opção e que têm os contactos de e-mail e telemóvel devidamente validados na plataforma.
Onde obter ajuda e suporte
Para quem ainda tiver dúvidas sobre a veracidade de qualquer contacto, a recomendação é evitar clicar em qualquer ligação presente na mensagem suspeita e contactar diretamente os serviços oficiais.
O apoio pode ser obtido através do Centro de Atendimento Telefónico (217 206 707), disponível nos dias úteis das 9h00 às 19h00, ou através do atendimento e-balcão, acessível no Portal das Finanças (em Contactos > Atendimento e-balcão > Registar nova questão). Adicionalmente, está disponível para consulta o folheto "Segurança da informação" na secção de Apoio do portal, com mais dicas sobre como proteger os seus dados.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!