
A Obsidian Entertainment oficializou o regresso de uma das figuras mais emblemáticas da indústria dos videojogos. Tim Cain, o lendário designer e programador responsável pela criação original de Fallout, voltou a integrar os quadros da estúdio a tempo inteiro. O veterano encontrava-se num estado de semi-reforma no que toca ao desenvolvimento ativo de jogos há alguns anos, mas decidiu agora "voltar ao ativo".
A novidade foi partilhada pelo próprio criador através de um vídeo de atualização no seu canal de YouTube, onde explica que se mudou para o sul da Califórnia para trabalhar presencialmente nos escritórios da Obsidian.
Um currículo lendário nos RPGs
Para os entusiastas do género, Tim Cain dispensa apresentações. Além de ter sido o criador, produtor e designer principal do primeiro Fallout (na era da Interplay Entertainment), desenhou também a sequela, Fallout 2, lançada em 1998. O seu percurso inclui ainda títulos de culto como Arcanum: Of Steamworks and Magick Obscura e Vampire: The Masquerade – Bloodlines.
A sua ligação à Obsidian começou originalmente em 2011, onde desempenhou papéis cruciais, incluindo o de diretor, em projetos como Pillars of Eternity, Tyranny e The Outer Worlds. Mesmo durante o seu período de "semi-reforma", Cain manteve-se ligado à indústria como consultor criativo, tendo colaborado em The Outer Worlds 2.
Novo projeto sob sigilo absoluto
Com o regresso oficial aos escritórios da produtora detida pela Microsoft, Tim Cain já se encontra a trabalhar num novo projeto misterioso. No entanto, o criador apressou-se a refrear as expectativas dos fãs que sonham com um novo capítulo da sua obra mais famosa.
"Não posso falar sobre o projeto em que estou a trabalhar na Obsidian, porque está sob NDA", explicou Cain no vídeo. "Não se dêem ao trabalho de adivinhar, não vão acertar". A mensagem é clara: o novo jogo não será uma escolha óbvia como um novo Fallout.
Este regresso acontece num período particularmente intenso para o estúdio. A Obsidian teve um ano de 2025 muito preenchido, com o lançamento de três títulos de peso: os RPGs Avowed e The Outer Worlds 2, bem como o jogo de sobrevivência cooperativo Grounded 2. Com o calendário de lançamentos de 2026 e anos seguintes ainda por revelar, não existem para já quaisquer pistas sobre a natureza do projeto que tirou Tim Cain da reforma.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!