
A Unity Technologies acaba de disponibilizar a versão mais recente do seu motor de jogo, a Unity 6.3 LTS (Long Term Support). Esta atualização marca um momento importante para os estúdios e programadores, pois oferece dois anos de suporte contínuo e estabelece-se como a base recomendada para o início de novos projetos. A novidade foi confirmada pela Unity, destacando um foco renovado no desenvolvimento híbrido e na performance.
O melhor dos dois mundos: 2D e 3D
Uma das grandes inovações desta versão é o reforço das capacidades de desenvolvimento híbrido. Através da 2D Universal Render Pipeline (URP), é agora possível renderizar elementos 3D diretamente dentro de cenas 2D de forma nativa. Isto significa que os criadores podem utilizar componentes como o Mesh Renderer e o Skinned Mesh Renderer lado a lado com sprites tradicionais, abrindo novas portas para a criatividade visual sem a complexidade de gerir cenas separadas.
Além da integração visual, o conjunto de ferramentas 2D recebeu melhorias significativas na análise de ativos e na renderização, facilitando a vida a quem procura otimizar os seus jogos para diferentes plataformas.
Física renovada e facilidade multiplataforma
Para garantir uma simulação física mais robusta e eficiente, a atualização integra o Box2D v3. Esta mudança introduz novas interfaces de programação (APIs) de baixo nível para a física 2D, que prometem melhorar o desempenho em processos multithreaded, garantir um maior determinismo nas simulações e facilitar a depuração, tanto no editor como durante a execução do jogo.
A pensar nos desafios de lançar jogos em múltiplos sistemas, foi introduzido o novo Platform Toolkit. Esta ferramenta unifica tarefas comuns, como a gestão de contas de utilizador, o armazenamento de dados de progresso (save data) e os sistemas de conquistas (achievements), sob uma única API. O objetivo é reduzir a carga de trabalho necessária para adaptar estes sistemas a cada consola ou plataforma específica.
Shader Graph e novidades para Android
O Shader Graph também não foi esquecido, suportando agora iluminação personalizada, shaders de terreno e até oito conjuntos de coordenadas de textura. Para agilizar o fluxo de trabalho, as novas definições de compilação (Shader Build Settings) permitem excluir ou converter palavras-chave sem necessidade de escrever código adicional, reduzindo os tempos de espera.
Por fim, a Unity expandiu as funcionalidades para realidade mista no sistema operativo da Google. As novas ferramentas para Android XR incluem suporte para rastreio facial, objetos rastreáveis e resolução dinâmica, preparando o motor para a próxima geração de experiências imersivas em dispositivos móveis.










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