
A Uber sabe onde moras, onde trabalhas, onde gostas de jantar e a que horas costumas sair à noite. Agora, a empresa planeia rentabilizar ainda mais essa informação, vendendo os dados dos seus clientes a anunciantes. A nova divisão de publicidade da gigante do transporte privado acaba de lançar uma plataforma de "insights" chamada Uber Intelligence, cuja missão é recolher e comercializar dados sobre as viagens e entregas dos utilizadores.
Segundo um relatório da Business Insider, esta iniciativa representa um novo passo na estratégia da empresa para diversificar as suas fontes de receita, indo muito além das simples tarifas de transporte.
O que sabem sobre ti (e como o usam)
Tecnicamente, os dados serão anónimos. A Uber vai utilizar uma plataforma chamada LiveRamp para gerir este processo. O objetivo é permitir que os anunciantes combinem os seus próprios dados de clientes com os da Uber para obter "insights" sobre as suas audiências, baseados especificamente no que as pessoas comem e para onde viajam.
Na prática, isto oferece uma visão abrangente das tendências de consumo locais. A Uber fornece um exemplo prático: uma cadeia de hotéis poderia usar esta tecnologia para identificar quais os restaurantes ou locais de entretenimento com os quais deveria criar parcerias, baseando-se nas informações das viagens dos utilizadores que frequentam os seus hotéis.
Publicidade mais agressiva e receitas recorde
A empresa não se fica apenas pela venda de dados passivos. A Uber planeia usar esta tecnologia para direcionar publicidade aos consumidores de forma mais assertiva. Por exemplo, o sistema poderá identificar clientes que são "viajantes de negócios frequentes" e, consequentemente, bombardeá-los com anúncios específicos na aplicação ou até dentro dos veículos durante a sua próxima viagem para o aeroporto.
Edwin Wong, o responsável global de medição da Uber Advertising, destacou a "fluidez" deste sistema como um dos pontos mais entusiasmantes para a empresa. Esta aposta na publicidade surge num momento de crescimento financeiro robusto. A Uber afirmou que o seu negócio de anúncios está no bom caminho para gerar 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros) em receitas este ano, e isto antes mesmo de implementar estas novas mudanças.
No panorama geral, a empresa registou receitas de 44 mil milhões de dólares em 2024, um salto significativo face aos 37 mil milhões de 2023. Este crescimento ocorre em paralelo com o aumento das tarifas para os consumidores, que subiram cerca de 18% ao ano desde 2018, um valor que, em alguns mercados, superou a inflação em até quatro vezes.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!