1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple logo em fundo de vidro

Depois de um período de incerteza que agitou os corredores de Cupertino, parece que a "novela" sobre a liderança da divisão de chips da Apple chegou ao fim. Contrariando as informações que circulavam recentemente sobre a sua iminente saída, Johny Srouji, o chefe de hardware e silício da tecnológica, confirmou internamente que se manterá no cargo.

A notícia surge através de um memorando enviado à sua equipa, citado pela Bloomberg, onde o executivo coloca um ponto final em toda a especulação.

Fim da especulação e compromisso com a inovação

Ainda há poucos dias, os relatos indicavam que a Apple estaria em crise com a ameaça de Srouji abandonar o barco, tendo este alegadamente informado o CEO Tim Cook das suas intenções de sair para se juntar a outra empresa tecnológica. No entanto, a mensagem agora partilhada com os funcionários inverte completamente essa narrativa.

"Sei que têm lido todo o tipo de rumores e especulações sobre o meu futuro na Apple, e sinto que precisam de ouvir diretamente de mim", escreveu Srouji no memorando. O responsável máximo pelo desenvolvimento dos processadores da marca — que revolucionaram o mercado com a série M — reforçou o seu orgulho nas tecnologias desenvolvidas pela equipa, abrangendo áreas desde ecrãs, câmaras e sensores, até ao silício e baterias.

Srouji foi perentório quanto à sua permanência: "Juntos, permitimos os melhores produtos do mundo. Adoro a minha equipa, adoro o meu trabalho na Apple e não planeio sair tão cedo".

Uma onda de saídas que preocupa Cupertino

Apesar desta confirmação positiva para a gigante da maçã, o contexto que gerou os rumores não deixa de ser preocupante. A Apple tem enfrentado um verdadeiro êxodo de talento executivo e de engenharia nos últimos anos. A concorrência, nomeadamente a OpenAI e a Meta, tem recrutado ativamente engenheiros e designers da Apple, aproveitando-se de alegados atrasos no lançamento de funcionalidades críticas, como a nova Siri.

Ainda na semana passada, Alan Dye, chefe da equipa de design de interface de utilizador, anunciou a sua saída para se juntar à Meta. A lista de baixas na liderança continua a crescer, com nomes como John Giannandrea (chefe de IA), Katherine Adams (Conselheira Geral) e Lisa Jackson (chefe ambiental) na lista de executivos que deverão reformar-se em breve.

O cenário para 2026 avizinha-se desafiante, com a aproximação da reforma do próprio CEO, Tim Cook. Embora os relatórios indiquem que Cook permanecerá na liderança durante o próximo ano, a transição de poder é inevitável, com John Ternus, vice-presidente sénior de engenharia de hardware, a ser apontado como o candidato mais provável à sucessão. Neste clima de transição, a garantia de continuidade de Johny Srouji oferece, pelo menos, alguma estabilidade num dos departamentos mais cruciais da empresa.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech