1. TugaTech » Software » Noticias de Software


Últimos assuntos
Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

AIRES, o software português que prevê falências

Publicado em
AIRES é a sigla de Advanced Intelligence Risk Evaluation System e também um nome de uma aplicação que prevê falências de empresas, com taxa de sucesso de 94%.

O AIRES foi desenvolvido por investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), com base em técnicas de classificação de dados através de redes neuronais ou máquinas de vetores de suporte, que permitem fazer prognósticos em áreas associadas ao risco financeiro e ao apoio à decisão.

De acordo com comunicado do ISEP, o AIRES distingue-se pela eficiência: enquanto os modelos hoje usados pela banca têm taxas de sucesso de 70% a 80%, o AIRES acerta em 94% dos casos, recorrendo a um histórico com três anos e algoritmos avançados que medem o impacto de uma decisão na saúde financeira de uma empresa.

Criado a partir de uma listagem de empresas francesas, o projeto AIRES prepara-se para entrar na fase comercialização, com a venda de módulos específicos para bancos, obrigacionistas e fornecedores.

Os mentores do projeto preveem distribuir esta ferramenta na Net na lógica de Software as a Service (SaaS). Atualmente, já há uma versão beta disponível na Web, em http://aires.dei.uc.pt/.
Fonte: Exame Informática


A carregar...




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechWebrádio TugaTechWebradio TugatechHost TugaTechHost TugaTech