1. TugaTech » Software » Noticias de Software


Últimos assuntos
Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

OpenOffice abandona Oracle

Publicado em
A comunidade responsável pelo OpenOffice cortou laços com a Oracle e criou uma nova fundação para prosseguir o seu trabalho.

De acordo com a ZDNet, a comunidade responsável pelo projeto OpenOffice.org anunciou a formação da nova Document Foundation e o lançamento do código do OpenOffice sob um novo nome: o LibreOffice.

O OpenOffice foi originalmente criado e patrocinado pela Sun, que entretanto foi adquirida pela Oracle.

Há quem diga que esta quebra de laços se deve ao facto de a Oracle não ser propriamente conhecida pelo seu carinho pela comunidade open source. A empresa já havia dito que iria parar a investigação no OpenSolaris, outro projeto open source que havia adquirido como parte do negócio com a Sun.

A Document Foundation é apoiada por distribuições de Linux como a Red Hat, Novell, Google Android e Canonical, bem como por vários países, incluindo Alemanha, Itália, Brasil e França.

Michael Meeks, engenheiro na Novell e um membro bastante ativo na OpenOffice.org, disse que inicialmente acreditou que a Oracle se tornaria uma força na comunidade open source depois da compra da Sun, mas que tal não se verificou.

Apesar de o nome OpenOffice ser propriedade da Oracle, o código é livre. Deste modo, a recém-criada Document Foundation pediu à Oracle que se junte à fundação e lhes ofereça a marca OpenOffice, que já conta com dez anos.
Fonte: Exame Informática


A carregar...




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechWebrádio TugaTechWebradio TugatechHost TugaTechHost TugaTech