1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

mykronoz

 

Atualmente um smartwatch é algo em grande ascensão, com vários grandes fabricantes a lançarem as suas versões. É exemplo do Samsung Gear e do (suposto) iWatch. E, nos próximos tempos, espera-se que mais empresas venham a investir neste mercado o que, para nós (consumidores), não deixa de ser bom.

 

Hoje o TugaTech apresenta a análise ao ZeBracelet da empresa MyKronoz. Este smartwatch Bluetooth pretende entrar no mercado ao oferecer uma solução mais barata e simples que vários concorrentes de peso. Mas será que consegue? Vamos analisar em mais detalhe.

 

-> Características

O ZeBracelet possibilita a ligação a qualquer dispositivo que possua a tecnologia Bluetooth, seja um smartphone, tablet ou mesmo um computador. Possui uma bateria de Li-ion 150mAh, o que possibilita entre 2 a 3 horas em conversação e cerca de 72 horas em standby.

 

O ecrã OLED com uma dimensão de 128 x 32 é pequeno tendo em conta a dimensão total do dispositivo. Ainda mais tendo em conta que a parte frontal do equipamento poderia ser bem mais aproveitada neste aspeto.

Visto tratar-se de um ecrã OLED somente possui uma cor e praticamente nenhum detalhe gráfico. Basicamente, será apenas destinado a texto.

 

 

A bateria é carregada via USB, utilizando o adaptador fornecido. Não existe qualquer tipo de sensor, pelo que a utilização principal será para tarefas simples a realizar via Bluetooth.

 

 

-> Design

O design do ZeBracelet é um dos seus atrativos. Com um acabamento refletor, o design relembra uma simples bracelete. Apesar de ser destinado tanto a homens como mulheres, o design é principalmente atrativo para as senhoras adeptas das novas tecnologias, tornando-se assim ideal para uma prenda.

 

 

A única diferença de uma bracelete regular encontra-se nos dois botões laterais, na coluna e no pequeno orifício do microfone.

 

 

A nível de defeitos encontra-se no facto de a estrutura não ser flexível. Desta forma, as extremidades não podem ser afastadas para facilitar a adaptação ao pulso ou para ser mais simples a sua colocação.

 

 

-> Funcionalidades

Aparte do design, o ZeBracelet afirma tratar-se de um smartwatch. De acordo com as especificações, possibilita a ligação via Bluetooth a um dispositivo móvel, permitindo assim o controlo das chamadas, do volume e a reprodução de música.

 

Apesar de possuir algumas funcionalidades que poderiam ser encontradas num smartwatch, apelidar ou comparar este equipamento a um smartwatch será incorreto para a grande maioria dos utilizadores. Ainda mais se estivermos a comparar com um smartwatch como o Samsung Gear.

As funcionalidades apresentadas são básicas, mais comparáveis a um auricular Bluetooth do que a um smartwatch. O controlo de chamadas é básico e a reprodução de músicas possui baixa qualidade.

 

 

A nível das chamadas, aquando a receção é apresentado o número do contacto, possibilitando atender ou rejeitar a chamada com o pressionar do respetivo botão no dispositivo. O ZeBracelet também emite uma pequena vibração nesta tarefa.

Peca, porém, no facto de não apresentar o nome do contacto, excepto o equipamento onde o ZeBracelet se encontre emparelhado seja um iPhone. Tendo em conta que o mercado atual é dominado pelo Android e iPhone, sendo o Android a grande fatia, esta falha é bastante notável…

 

Neste campo, existe ainda a sublinhar o facto de o smartwatch não poder ser colocado em silêncio. Ou seja, quando recebe uma chamada, mesmo que o dispositivo móvel esteja em silêncio, o ZeBracelet irá sempre vibrar e emitir o sinal sonoro. Existe ainda um pequeno atraso entre a receção da chamada no dispositivo móvel e a sua receção no ZeBracelet.

 

 

O altifalante e o microfone podem ser utilizados para atender uma chamada, sendo que, neste caso, não existem pontos negativos a apontar, tendo em conta a qualidade da ligação.

No entanto, relativamente a ouvir musica, a qualidade é baixa, comparável à de uma chamada telefónica. Funciona, mas não com qualidade desejável.

 

As notificações recebidas no smartphone também são recebidas no ZeBracelet, mas de forma básica, tendo em conta que o ecrã de dimensões reduzidas também não permite grandes leituras de, por exemplo, SMSs.

 

Por fim, existe ainda uma pequena funcionalidade que alerta o utilizador, via som e vibração, caso seja perdida a ligação com o smartphone. Esta funcionalidade poderá ter vantagens como um pequeno sistema de anti-roubo ou para o caso do esquecimento do dispositivo móvel em algum lugar.

 

-> Notas finais

Apesar das funcionalidades disponíveis no ZeBracelet serem as que também se encontram em smartwatchs de topo, são muito reduzidas e limitadas. Vemos o ZeBracelet mais como um pequeno gadget ou prenda do que como um smartwatch.

 

As funcionalidades oferecidas são limitadas, mas no básico fazem o que é prometido. A receção e atendimento de chamadas é aceitável. Tanto o altifalante como o microfone também possuem boa qualidade para uma chamada telefónica, mas não para ouvir música com qualidade.

 

O ecrã de dimensões reduzidas também é um ponto negativo. Tendo em conta que a parte frontal do dispositivo aparenta ocupar uma grande área, a mesma poderia ser melhor aproveitada.

 

O design é, sem dúvida, um dos atrativos. Tirando a falta de flexibilidade na bracelete, a estética será atrativa sobretudo para senhoras. Isto torna o ZeBracelet uma excelente prenda, tendo também em conta o preço.

Mas se é um utilizador á procura de um smartwatch, irá ficar desiludido com a falta de funcionalidades e características.

 

Preço:  69.99 euros - Loja online da Orange

 

..:: Avaliação final do TugaTech ::..

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech